Legendre, Alexandre de Oliveira [UNESP]Silva, Marina Barros Florentino da [UNESP]2018-08-302018-08-302017-02-17SILVA, Marina Barros Florentino da. Perfil ciências: um jogo educativo que transforma informações cotidianas em conhecimento científico. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.http://hdl.handle.net/11449/155497The search of alternative teaching methodologies, that meet the deficiencies in teaching technique currently used, has been something constant within the education institutions level of Elementary School, Middle and Upper. The interdisciplinary nature of the material, along with the playful provided by the game, has shown a great option aid to the teaching-learning process. The intention of this project is to present a reinterpretation of commercial board game: PERFIL of GROW ® Company, adapting it in a didactic way to complement the Chemistry study, Physics and BiologyAs buscas por metodologias alternativas de ensino, que tenham mais sucesso do que as tradicionais aulas expositivas, tem sido foco de intensos estudos em instituições educacionais de Ensino Fundamental, Médio e Superior. A interdisciplinaridade das matérias, juntamente com o lúdico proporcionado pelo jogo, tem se mostrado uma ótima opção de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho apresenta a concepção de um jogo cuja intenção é apresentar uma releitura de um jogo de tabuleiro comercial: Perfil da empresa Grow®, adaptando-o de forma didática para complementação ao estudo de Química, Física, Biologia e MatemáticaporAbordagem interdisciplinar do conhecimentoAprendizagemJogosEnsinoPerfil ciências: um jogo educativo que transforma informações cotidianas em conhecimento científicoTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto000884991http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-05-23/000884991.pdf