Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]Santos, Danielle Aparecida Nascimento dos [UNESP]Souza, Daniela Cristina Barros de [UNESP]2016-06-282016-06-282009CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 6950-69602175-7054http://hdl.handle.net/11449/139985A parceria entre os grupos de pesquisa Núcleo de Educação Corporativa (NEC) e Ambientes Potencializadores para Inclusão (API) originou estudos e práticas de cunho qualitativo do tipo investigação-formação e estudo de caso cujo objetivo central é elaborar estratégias para a formação de professores inicial e em serviço, nas modalidades presencial e a distância, mediante a prática Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), que é pautada no uso das tecnologias e no trabalho com projetos. As frentes de pesquisa são: 1. Acompanhamento individual de Pessoas com Deficiência (PD), para o desenvolvimento de atividades no computador visando sua alfabetização, inclusão social, digital e escolar; 2. Projeto Portal do Professor em parceria com o Ministério da Educação, onde alunos dos cursos de licenciatura pesquisam, selecionam, analisam e avaliam mídias digitais, para a construção de um banco de dados (portal) para os professores brasileiros; 3. Projeto internacional (FRIDA) para desenvolvimento e aplicação de softwares educacionais em Unidades Escolares (UE); 4. Realização de oficinas pedagógicas para os professores da Secretaria de Educação Municipal e demais UE de Presidente Prudente e; 5. Curso de extensão a distância Tecnologias Assistivas (TA) para a formação continuada de professores em todo o Brasil. Todas as frentes de pesquisa são fruto de anos de ações em ambientes educacionais, onde conquistamos a inclusão Digital, Social e Escolar de PD e constatamos que a formação dos professores presencial e a distância durante sua própria prática pode proporcionar a construção do conhecimento a partir da nova configuração no papel seu papel e de seus alunos, permitindo o afloramento de diferentes habilidades, por meio de uma postura autônoma, reflexiva e colaborativa.6950-6960porFormação de professores presencial e a DistânciaEducação InclusivaTecnologias EducacionaisDiálogo entre o uso das TIC, educação inclusiva e formação de professores: desenvolvendo habilidades humanasTrabalho apresentado em eventoAcesso abertoISSN2175-7054-2009-6950-6960.pdf734675440581923818452362412930680000-0002-5623-6093