Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]Brando, Fernanda da Rocha [UNESP]Bertolli Filho, Claudio [UNESP]Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [UNESP]Oliveira, Thais Benetti de [UNESP]Schneider, Eduarda MariaMeglhioratti, Fernanda Aparecida [UNESP]Justina, Lourdes Aparecida Della [UNESP]Sandrin, Maria de Fátima Neves [UNESP]Terrazzan, Eduardo Adolfo [UNESP]Silva, Caio Samuel Franciscati da [UNESP]Lopes Júnior, Jair [UNESP]Versuti-Stoque, Fabiana Maris [UNESP]Ribeiro, Job Antonio Garcia [UNESP]Cavassan, Osmar [UNESP]Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]Boss, Sérgio Luiz Bragatto [UNESP]Caluzi, João José [UNESP]Gução, Maria Fernanda Bianco [UNESP]Carneiro, Marcelo Carbone [UNESP]Suart Júnior, José Bento [UNESP]Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP]Cirino, Marcelo Maia [UNESP]Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]Meneghetti, Renata Cristina Geromel [UNESP]2014-09-032014-09-032011CALDEIRA, Ana Maria de Andrade (Org.). Ensino de ciências e matemática, V: história e filosofia da ciência. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832147.9788579832147http://hdl.handle.net/11449/109190Organizado por Ana Maria de Andrade Caldeira, este livro é composto por 16 capítulos escritos por professores e pós-graduandos de diversas especialidades científicas. Eles procuram problematizar questões fundamentais para o ensino de disciplinas como Biologia, Física e Matemática. Os autores apresentam estudos teóricos e empíricos com conteúdos extraídos da História e Filosofia das Ciências, tentando, ao mesmo tempo, lançar um olhar para a sala de aula, localizando e criticando conceitos que, eventualmente, são trabalhados de forma distorcida ou inadequada, com reflexos diretos e negativos na prática docente e na disseminação do conhecimento científico. Organizado de forma didática, o livro se divide em quatro grandes subáreas, cada uma delas agrupando estudos sobre diversos temas afins da Matemática, Física, Química e Biologia, respectivamente. O fio condutor da obra está na interface que todos os autores constroem entre o tema discutido e a História ou a Filosofia referentes aos quatro grandes blocos que o livro aborda. Embora denso e bastante específico, trata-se de um trabalho de leitura agradável.porCiencia - Estudo e ensinoMatemática - Estudo e ensinoProfessores de cienciaCiencia - Aspectos sociaisEnsino de ciências e matemática, V: história e filosofia da ciênciaLivroAcesso aberto000774286ISBN9788579832147.pdf998097136133314706773774038051714471455206932709416751405093882191155737499661109240823312105954924082331210595406420226814082030000-0003-1860-66280000-0003-3584-9736