Tommaselli, José Tadeu Garcia [UNESP]Jurca, Janaína [UNESP]2014-06-112014-06-112005JURCA, Janaína. Classificações climáticas: variações temporo-espaciais e suas aplicações nos livros didáticos e como subsídio ao zoneamento agroclimático. 2005. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2005.http://hdl.handle.net/11449/92837Este estudo relaciona a importância da climatologia e do clima nas relações diretas com as atividades humanas. Tenta-se demonstrar como se comportam as classificações climáticas dentro de uma série temporal, analisar e comparar a classificação climática de Köppen resultante deste estudo com as classificações climáticas encontradas nos livros didáticos, confrontar a classificação climática de Köppen com a classificação climática de Strahler e fornecer um primeiro subsídio para um zoneamento agroclimático. Foram escolhidas duas classificações climáticas: Köppen, por sua ampla divulgação e Thornthwaite, por ser racional e de amplo uso na agronomia. Foram utilizados dados de médias mensais de temperatura e totais mensais de precipitação, com recorte temporal de 1950 a 1999, na área de estudo compreendendo o estado de São Paulo e a Região Sul do Brasil. As classificações climáticas de Köppen e Thornthwaite variam ano a ano; a de Thornthwaite detecta as pequenas variações espaciais climáticas com mais eficiência do que a de Köppen; o estado de São Paulo é o que apresenta maior variação nos tipos climáticos devido sua localização geográfica em uma área de transição climática; pela classificação de Thornthwaite toda a área de estudo apresenta variação nos tipos climáticos; os tipos climáticos do período da média não são exatamente os mais freqüentes; as representações de ambas as classificações em todos os períodos das médias, apresentam diferenças na apresentação dos tipos climáticos...This work relates climate and climatology importance on the direct relationships with human activities. It is tried to demonstrate how climate classifications varies in a temporal series, to analyze and to compare the Köppen’s climate classification from this study with climate classification from didactics books, to confront the Köppen’s climate classification against Strahler’s and to generate a first attempt of a agroclimatic zoning. Two climate classifications were chosen: Köppen’s for its wide divulgation and Thornthwaite’s for its rationality and wide use on agronomy. It was used monthly averaged data of temperature and monthly totals of precipitation, in the interval 1950-1999, in a study area including the São Paulo State and southern region of Brazil. The Köppen’s and Thornthwaite’s climate classifications varies from year to year; Thorthwaite’s detects little climate spatial variations more efficiently than Köppen’s; São Paulo state shows more variations in its climate types due to its geographical localization in a climate transition zone; using Thornthwaite’s classification there are more climatic types variability; the average climatic types are not exactly the most frequents; the representation of both classifications using all average intervals shows differences on the presentation of the climatic types; there are discrepancies among the climate... (Complete abstract, click electronic address below)100 f. : il.porGeografiaClimatologiaClassificação climaticaClassification climaticaClassificações climáticas: variações temporo-espaciais e suas aplicações nos livros didáticos e como subsídio ao zoneamento agroclimáticoDissertação de mestradoAcesso aberto000320365jurca_j_me_prud.pdf33004129042P392232466181595380000-0003-3839-0932