Faria, Obede Borges [UNESP]Foschiani, Luiz Gustavo [UNESP]2016-08-242016-08-242006Revista Ciência em Extensão, v. 2, suplemento, p. 45-46, 2006.1679-4605http://hdl.handle.net/11449/143400Introdução: É notória a carência de qualquer tipo de pavimentação em muitos bairros da periferia de Bauru, dificultando, assim, a garantia mínima de dignidade e cidadania àqueles que ali residem, pois freqüentemente são expostos a ações da natureza, em especial as chuvas, que ocasionam erosões e voçorocas, dificultando a vida e a mobilidade urbana nestas localidades. Sabe-se, também, que Bauru detém um número considerável de Complexos Penitenciários e muitas das famílias dos detentos migram para a cidade, fixando-se em sua periferia. Para buscar uma alternativa de solução para estes problemas, a Secretaria das Administrações Regionais de Bauru (SEAR) elaborou o projeto “Bloco na Rua”, propondo o uso de blocos hexagonais de concreto na pavimentação das ruas de tráfego mais leve. Objetivos: O objetivo geral do projeto “Bloco na Rua” é estabelecer uma parceria entre a SEAR, as Associações de Bairro, o Instituto Penal Agrícola Prof. Noé Azevedo – IPA e a FEB (Faculdade de Engenharia/UNESP-Bauru), para produção e instalação destes blocos. Métodos: A SEAR fornece os materiais para a produção dos blocos, tais como: areia, brita e cimento, além de funcionários para acompanhamento da produção e instalação dos mesmos e também realiza a preparação da base, ou seja, a compactação do leito para recebimento do pavimento. O IPA cedeu espaço físico para instalação dos equipamentos (betoneira, mesa vibratória e formas), que compõem o canteiro de produção, assim como a mão-de-obra, formada por re-educandos. Estes, por sua vez, têm redução de pena, proporcional ao tempo dedicado à produção, assim como participação na produção (recebem uma porcentagem do volume de blocos produzidos). A Faculdade de Engenharia (UNESP-Bauru) participa, na realização do controle tecnológico do produto e orientações sobre o controle de qualidade da produção. Os ensaios de caracterização física (peso e dimensões) e mecânica (determinação da resistência à compressão) foram realizados no Laboratório de Construção Civil da FEB, de acordo com as normas brasileiras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), utilizando-se de sua infraestrutura física e humana (um técnico do laboratório), assim como envolvendo um aluno bolsista PAE (Programa de Auxílio ao Estudante, da PROEX). Resultados: Do ponto de vista técnico, os blocos se mostraram satisfatórios para o uso a que se destina, ou seja, pavimentação de ruas com tráfego leve. O resultado mais significativo foi a contemplação plena dos objetivos da Extensão Universitária, na medida em que proporcionou o envolvimento da Universidade, poder público local e vários segmentos da comunidade, com ampla cobertura pelos meios de comunicação local, tais como, entrevistas na Rádio Universitária UNESP FM, emissora de TV regiona l e jornais.45-46porExatasEspaços construídosControle tecnológico de blocos hexagonais de concreto para pavimentação: projeto Bloco na RuaResumoAcesso abertoISSN1679-4605-2006-02-45-46.pdf2435383614704158