Lopes, Afonso [UNESP]Neves, Murilo Coelho Theodoro [UNESP]2016-07-192016-07-192016-06-28http://hdl.handle.net/11449/141879Biodiesel é um combustível que pode ser obtido por meio da transesterificação de triglicerídeos presentes em óleos e gorduras, vegetais ou animais, óleos residuais e algas. É caracterizado como renovável, biodegradável, livre de enxofre e compostos aromáticos. Fortemente adotado por diversas nações e em crescente uso em mistura ou como substitutivo do óleo diesel, faz-se necessário estudar as características, implicações na maquinaria agrícola. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho operacional do trator agrícola em operação de preparo de solo e opacidade da fumaça, operando com diferentes tipos de biodiesel e proporções de mistura. O trabalho foi conduzido no Departamento de Engenharia Rural, da UNESP/Jaboticabal. Utilizou-se de biodiesel de soja, biodiesel de murumuru e três combinações destes: 90S10M (90% de biodiesel de soja e 10% de biodiesel de murumuru), 80S20M (80% de biodiesel de soja e 20% de biodiesel de murumuru) e 70S30M (70% de biodiesel de soja e 30% de biodiesel de murumuru). As proporções biodiesel/diesel foram: B0 (0% de biodiesel e 100% de diesel), B5 (5% de biodiesel e 95% de diesel), B15 (15% de biodiesel e 85% de diesel), B25 (25% de biodiesel e 75% de diesel), B50 (50% de biodiesel e 50% de diesel), B75 (75% de biodiesel e 25% de diesel) e B100 (100% de biodiesel e 0% de diesel). Os resultados evidenciaram que distintos tipos de combustíveis condicionam a diferença no consumo horário volumétrico, consumo horário específico, consumo ponderal e opacidade da fumaça. Diferentes proporções de misturas resultam em consumos distintos, aumentando à medida que se adiciona biodiesel na mistura. Foi observado que a opacidade da fumaça reduz conforme ocorre a adição de biodiesel na mistura.Biodiesel is a fuel that can be obtained by transesterification of triglycerides present in oils or fats from vegetable or animal, waste oils and algae, is renewable, biodegradable, free of sulfur and aromatics. Adopted by several nations and in increasing use, blended or as diesel substitute, it is necessary to study the characteristics, implications and the effect of these new sources in agricultural machinery. This study is aimed to evaluate the operational performance of the agricultural tractor on tillage operation and smoke density due to the use of different types of biodiesel. The work was conducted in the Department of Rural Engineering, UNESP / Jaboticabal. Were studied Soybean biodiesel, murumuru biodiesel and three mixtures: 90S10M (90% Soybean biodiesel and 10% murumuru biodiesel) 80S20M (80% Soybean biodiesel and 20% murumuru biodiesel) and 70S30M (70% Soybean biodiesel and 30% murumuru biodiesel). The proportions of mixture biodiesel/diesel were: B0 (0% biodiesel and 100% diesel), B5 (5% biodiesel and 95% diesel), B15 (15% biodiesel and 85% diesel), B25 (25% biodiesel and 75% diesel), B50 (50% biodiesel and 50% diesel), B75 (75% biodiesel and 25% diesel) and B100 (100% biodiesel and 0% diesel). The results showed that different types of fuels affect the hourly volumetric consumption, hourly weight consumption, specific fuel consumption and smoke density. Different blends ratios result in different consumption, increasing as biodiesel ratio increase. The smoke density reduced as is the addition of biodiesel in the blend increase.porConsumo específico de combustívelDesempenho operacionalOpacidade da fumaçaPreparo do soloBiofuelSpecific fuel consumptionTractor test and smoke densityMistura de biodiesel de soja e de Murumuru em trator agrícolaBlend of soybean and Murumuru biodiesel in agricultural tractorTese de doutoradoAcesso aberto00087256033004102071P23690555450318734