Nobre, Sergio Roberto [UNESP]Souto, Romélia Mara Alves [UNESP]2014-06-112014-06-112006-12-07SOUTO, Romélia Mara Alves. Mario Tourasse Teixeira: o homem, o educador, o matemático. 2006. iii, 151 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.http://hdl.handle.net/11449/102137Este trabalho, organizado em três grandes eixos, focaliza a vida e a obra do Prof. Mario Tourasse Teixeira, mostrando-o como incentivador da atividade matemática e como precursor do movimento de Educação Matemática que teve origem em Rio Claro, estado de São Paulo. Inicialmente é apresentada uma biografia, procurando mostrar a face do homem, a do educador e a do matemático Mario Tourasse. A segunda parte do trabalho apresenta os temas de investigação que se constituíram em objeto de seu interesse, mostrando elos entre seu pensamento matemático, suas concepções e até alguns traços de seu comportamento. Nessa abordagem procurei apresentar algo sobre sua tese de doutoramento M-álgebras, orientada pelo Prof. Antônio Aniceto Ribeiro Monteiro e pouco divulgada no universo acadêmico. Na última parte, explicito minhas crenças e os pressupostos teóricos dos quais me apropriei em busca de suporte para a realização deste trabalho. Assumindo que a História é a ciência dos homens em sociedade no tempo, como propôs Marc Bloch, revelo minhas concepções sobre a natureza do conhecimento histórico, minhas noções de documentos e fontes e discuto questões relacionadas aos métodos do historiador e à subjetividade do seu trabalho.This work, organised in three major stages, focuses on the life and work of Prof. Mario Tourasse Teixeira, showing him up as a great upholder of mathematical activities and a precursor of the movement towards Mathematics Education which started in Rio Claro, a town in the state of São Paulo. To begin with, his biography is presented, in an endeavour to show the man, the educator and the mathematician Mario Tourasse. The second part presents the topics that constituted his research interests, depicting links between his mathematical thoughtmathematical thought, his concepts and some of his behavioural ticks. Under this point of view, I tried to present something taken from his PhD thesis M-algebras, which was supervised by Prof. Antonio Aniceto Ribeiro Monteiro but scarcely read in the academic world. In the last part I clarify my beliefs and the theoretical presuppositions which I used as support for this work. Assuming that History is the science of men inserted into a society in a given time, as proposed by Marc Bloch, I state not only my concepts about the nature of historical knowledge and my notions about documentation and sources but I also discuss questions related to the methods used by historians and to the subjectivity of their work.iii, 151 f. : il., fots.porTeixeira, Mario TourasseMatemática - HistóriaMatemática - Estudo e ensinoServiço Ativador em Pedagogia e Orientação - SAPOEducação matemáticaMathematics educationMathematical thoughtMario Tourasse Teixeira: o homem, o educador, o matemáticoTese de doutoradoAcesso aberto000481906souto_rma_dr_rcla.pdf33004137031P74586329424897878