Souza, Luís Antônio Francisco de [UNESP]Teixeira, Joana D'ArcGonçalves, Rosângela Teixeira2015-02-242015-02-242014Revista Brasileira Adolescência e Conflitualidade, v. 01, n. 10, p. 01-20, 2014.2176-5626http://hdl.handle.net/11449/114747The Brazilian Social-Education System is growing in terms of the young people doing time. This situation is more pervasive in relation to the girls, particularly in São Paulo state, where the recent figures show a massive expansion in the incarceration of young female. Because of that, the present article tries to compare the juvenile incarceration systems of São Paulo and Para states. This comparative strategy allows us to make sense of the reasons behind the growth of the young female incarceration rates in terms of the change of profile, the growth of criminal acts or the police-justice selectiveness strategies that could increase the female victimization in the context of a broad drugs use in our society.O sistema socioeducativo brasileiro tem experimentado um crescimento significativo no número de jovens cumprindo medidas socioeducativas de internação. Esta situação é mais candente em relação às meninas e, particularmente no Estado de São Paulo, os números mais recentes apontam para uma expressiva expansão do número de internação de jovens do sexo feminino. Desse modo, o presente artigo busca comparar a situação do sistema socioeducativo feminino do estado de São Paulo, com o do estado do Pará. Tal comparação nos permite observar que as razões para o aumento da internação de meninas não se deve à mudança do perfil das jovens nem do suposto aumento dos atos infracionais cometidos por elas, mas a um arranjo policial-judicial que aumenta a vitimização das meninas, sobretudo, diante do quadro mais amplo de disseminação das drogas em nossa sociedade.01-20porViolênciaViolência de gêneroMedidas socioeducativasPrisõesInfância e JuventudeMeninas confinadas. Perfil das jovens em cumprimento de medida de internação em São Paulo e no ParáYoung women in confinement. Profile of Girls doing time in the Social-Education System of São Paulo and ParáArtigoAcesso abertoISSN21765626-2014-01-10-01-20.pdf8152477449159336