Luizari, Rosa Acassia [UNESP]Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]2014-06-242014-06-242003Educação: Teoria e Prática, v. 11, n. 20/21, 2003, p. 7.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107002O presente artigo tem como objetivo analisar a contribuição do pensamento de Edgar Morin para a Educação Ambiental. O processo gradativo de deterioração do meio ambiente tem levado alguns segmentos sociais ao interesse pelo processo educativo como possibilidade para se compreender a “questão ambiental” e contribuir para a superação da relação dicotômica entre sociedade-natureza. Nesse sentido, as idéias de Edgar Morin parecem indicar um caminho interessante para uma concepção de Educação Ambiental que favoreça o “pensamento complexo”, fundamental para a superação do modelo de pensamento predominante no chamado mundo ocidental, sobretudo a partir da modernidade.This paper aims to analyse the contribution of Edgar Morin’s thinking to Environmental Education. The increasing deterioration of the environment has led some social segments to pay attention on education as a possibility to understand the environmental issues and to contribute to overcoming the dichotomous relationship between society and nature. In this sense, Edgar Morin’s thinking seem to indicate an interesting way to an environmental education conception that contributes to the construction of the “paradigm of complexity”, crucial for the overcoming of the predominant way of thinking in occidental world, above all, from the modernity.porEducação AmbientalEdgar Morinpensamento complexoA Contribuição do Pensamento de Edgar MorinArtigoAcesso abertoISSN1981-8106-2003-11-20-7-13.pdf7967929210514075