Bolognesi, Mario Fernando [UNESP]Burghi, Danielle2018-01-182018-01-182017-08-31http://hdl.handle.net/11449/152532A pesquisa consiste na documentação e análise do processo de formação de palhaços de Cristiane Paoli Quito, englobando sua metodologia, seus conceitos e suas influências. A pedagogia de Quito, no que concerne ao trabalho com palhaços, é analisada a partir do ponto de vista de artistas e aprendizes que passaram por esse processo, além de experimentações da própria pesquisadora e contato direto com a artista.The following research consists of the documentation and analysis of Cristiane Paoli Quito's clown training process, covering her methodology, concepts and influences. Quito's pedagogy, concerning the work with clowns, is analysed from the point of view of the clowns that have gone through this process, in addition to the researcher's experimentation, and direct contact with the artist.porFormação de palhaçosComicidadeTeatroCircoPedagogiaClown trainingComicalityTheaterCircusPedagogyCristiane Paoli Quito, formadora de palhaçosCristiane Paoli Quito, teacher of clownsDissertação de mestradoAcesso aberto00089601833004013063P49358893099841862