Bertagna, Regiane Helena [UNESP]Filipe, Fabiana Alvarenga [UNESP]2016-10-272016-10-272016-08-29http://hdl.handle.net/11449/144459A partir da década de 1990, as políticas educacionais paulistas, com alinhamento governativo junto ao governo federal, passam por diversas transformações devido à adoção de políticas neoliberais. Estas transformações atingem o campo educacional, de forma que as avaliações em larga escala ganham centralidade. Nesse sentido, esta investigação busca responder a seguinte questão: Nos documentos oficiais do estado de São Paulo, as avaliações em larga escala estão induzindo a que concepção de qualidade educacional? A investigação foi realizada com a utilização da abordagem qualitativa, por meio das pesquisas documental e bibliográfica com análise de conteúdo, buscando trazer não apenas o que está explícito, mas também o conteúdo implícito nos documentos oficiais do estado de São Paulo no período compreendido entre 2008, ano de promulgação da Resolução SE - 74, de 6 de novembro, que instituiu o IDESP e o PQE, até 2014. Os documentos apontaram que o campo educacional no estado de São Paulo é permeado pela lógica gerencialista do ideário neoliberal, de forma que as avaliações em larga escala estão induzindo a uma concepção mercadológica de qualidade educacional.porPolíticas EducacionaisNeoliberalismoAvaliação em larga escalaQualidade EducacionalA concepção de qualidade educacional induzida pelas avaliações em larga escala: análise de documentos oficiais do estado de São Paulo (2008-2014)The conception of educational quality induced by large-scale assessments: analysis of São Paulo state’s official documents (2008-2014)Dissertação de mestradoAcesso aberto00087485333004137064P245380181500387180000-0003-4415-0978