Bego, Amadeu Moura [UNESP]Conceição, Emanuela da2022-02-162022-02-162022-01-21http://hdl.handle.net/11449/216638The work proposed here is a qualitative research of the documentary type, specifically about textbooks. The textbook is a resource widely used by teachers in the classroom and also by students as support and study material. In the case of Electrochemistry, the textbook is widely used by teachers and students in Higher Education as a support in learning these contents and, on several occasions, it is the only support material available to students on that subject. Also due to the great relevance of Electrochemistry for the improvement and professional training within the Chemistry area, research in this area is increasingly fundamental. However, the analysis methods developed for the content of Electrochemistry in higher education textbooks arescarce. Thus, this work appropriated an Electrochemistry checklist as an instrument ofanalysis, which allows the adequacy of the material to be evaluated in relation to its conceptual rigor. One of the most used textbooks by professors in Higher Education ofChemistry in the state of São Paulo was chosen as the research object. Fundamentalaspects of Electrochemistry were analyzed, which are organized into 2 sections in thechecklist: the first contains the structuring concepts of Electrochemistry and the secondconcerns the complementary and supporting knowledge of Electrochemistry. After applying the checklist, it was possible to conclude that the textbook met most of the criteria analyzed in a satisfactory way and it is a work indicated for the teaching of Electrochemistry.O trabalho aqui proposto trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo documental, especificamente acerca de livros didáticos. O livro didático é um recurso muito utilizado por professores em sala de aula e também por alunos como material de apoio e estudo. No caso de Eletroquímica, o livro didático é largamente utilizado por docentes e discentes no Ensino Superior como suporte na aprendizagem desses conteúdos e, por diversas vezes, é o único material de apoio disponível aos alunos acerca daquele assunto. Também devido à grande relevância da Eletroquímica para o aprimoramento e formação profissional dentro da área de Química, pesquisas dentro dessa vertente são cada vez mais fundamentais. No entanto, são escassos os métodos de análise desenvolvidos para o conteúdo de Eletroquímica em livros didáticos do Ensino Superior. Dessa forma, este trabalho apropriou-se de um checklist de Eletroquímica como instrumento de análise, o qual permite que seja avaliada a adequação do material com relação ao seu rigor conceitual. Foi escolhido como objeto de pesquisa um dos livros didáticos mais utilizados por docentes no Ensino Superior de Química no estado de São Paulo. Foram analisados os aspectos fundamentais da Eletroquímica, os quais encontram-se organizados em 2 seções no checklist: a primeira contendo os conceitos estruturantes de Eletroquímica e a segunda que diz respeito aos conhecimentos complementares e de suporte da Eletroquímica. Após aplicação do checklist foi possível concluir que o livro didático atendeu a maior parte dos critérios analisados de maneira satisfatória e trata-se de uma obra indicada para o ensino de Eletroquímica.porLivro didáticoEletroquímicaChecklistEnsino SuperiorAnálise do conteúdo de eletroquímica de um dos 10 livros didáticos mais utilizados no Ensino Superior do Estado de São PauloAnalysis of the electrochemistry content of one of the 10 most used teaching books in Higher Education in the State of São PauloTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto