Horita, Vanderlei Minori [UNESP]Silveira, Michelle Aparecida [UNESP]2015-09-172015-09-172015-02-06SILVEIRA, Michelle Aparecida. A interdisciplinaridade da obra O homem que calculava, aplicada ao ensino de matemática. 2015. 50 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2015.http://hdl.handle.net/11449/127705When faced with an educational situation in which students show difficulties to understand and to assimilate the mathematical contents, the amount of low grades and grade repetition increase. So, research on alternative methodologies is needed. Inspired by the literary work The Man Who Counted, by Malba Tahan (heteronym of teacher Júlio César de Mello e Souza) we present different ways of teaching, in order to provide to Secondary School teachers an interdisciplinary view this book as a teaching toolDiante de uma situação educacional, na qual os alunos demonstram dificuldades em interpretar e assimilar os conteúdos, elevando o índice de notas baixas, recuperações e repetências, a investigação de metodologias alternativas se faz necessária. Apresentaremos nesse trabalho, formas diferenciadas de ensino, inspiradas na obra literária O Homem que Calculava, escrita por Malba Tahan, heterônimo do professor Júlio César de Mello e Souza, com o objetivo de fornecer aos professores do Ensino Fundamental II uma visão interdisciplinar dessa obra como ferramenta de ensino50 f. : il., color.porTahan, Malba 1895-1974 O homem que calculavaMatemática - Estudo e ensinoAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoMatemática - MetodologiaA interdisciplinaridade da obra O homem que calculava, aplicada ao ensino de matemáticaDissertação de mestradoAcesso aberto000846703http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/14-09-2015/000846703.pdf33004153071P00105667064747001