Souza, Renata Junqueira de [UNESP]Pereira, Maria Cecília Rizo [UNESP]2014-06-112014-06-112006-09-27PEREIRA, Maria Cecília Rizo. A leitura na literatura infantil brasileira: a metodologia da personagem professor. 2006. 88 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006.http://hdl.handle.net/11449/92395Os docentes demonstram pouco conhecimento sobre o acervo literário infantil e, portanto, não utilizam a literatura como material essencial para o ensino da leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A preocupação com essa problemática engendrou esta pesquisa que se iniciou com a seleção da obras de literatura infantil brasileira publicadas a partir da década de 1970, período rico em produção do gênero que se estende até hoje. A premissa inicial exigia que entre os personagens dos livros selecionados houvesse a figura de um(a) professor(a) ensinando leitura nas séries iniciais. Para compor o corpus do trabalho, foram escolhidas cinco obras. Tendo a Pesquisa Bibliográfica Analítica como procedimento de investigação, procurei identificar a metodologia utilizada pelos personagens professores, analisando-a de acordo com as concepções de aprendizagem e de conhecimento que permeiam a educação e, também, estabelecer um diálogo com teorias que tratam da aquisição da leitura. No desenvolvimento do trabalho, foi possível verificar que, dos cinco livros analisados, três apresentam professores ensinando leitura sob a perspectiva de uma concepção empirista, isto é, através da simples decodificação e repetição de letras, sílabas e palavras. As outras duas obras contemplam professores cujo trabalho para o ensino da leitura revela uma visão interacionista, que permite o diálogo autor/texto/leitor. Para concluir, procurei mostrar como é importante, na formação do professor das séries iniciais do Ensino Fundamental, considerar a utilização do texto literário nas atividades dirigidas à aquisição da leitura. É preciso fazer desse educador um conhecedor da literatura infantil brasileira, um suporte que o fará também refletir sobre as concepções de leitura, texto e de ensino-aprendizagem que embasam sua prática.Teachers do not know much about children literature, therefore, they do not consider children books an essential device in elementary school in order to teach small children how to read. My concerns about the topic led me to this study that was started with the selection of Brazilian children literary books written from 1970 until today, a period known as the most important as far as this literary genre is concerned. The basic idea was to choose stories where one of the characters should be a teacher teaching small children how to read. According to this requirement, five books were chosen. Making use of the Analytical Bibliography Research as the investigation procedure, have tried to identify the methodology used by the teacher characters and to analyze it under the lights of some learning and reading acquisition theories. Throughout my research, I could verify that three among the chosen books show teachers whose work is based on an empiricist point of view, making children just decode and repeat letters, syllables and words. The teachers in the other two books, though, present an interactionism-based work which allows the relation author / text / reader to occur. To conclude, I have tried to point out the importance of using literary texts in reading teaching activities. As a consequence, Schools of Education should consider the subject in order to make school teachers acquainted to Brazilian children literature which could also become a valuable device to analyze the reading, text, and teaching-learning conceptions that support their work.88 f. : il.porEducaçãoLeituraLiteraturaEnsinoReadingLiteratureTeaching-learningA leitura na literatura infantil brasileira: a metodologia da personagem professorDissertação de mestradoAcesso aberto000476821pereira_mcr_me_prud.pdf33004129044P69778200016779533