Oliveira, Flávio Ismael da Silva [UNESP]Betti, Mauro [UNESP]2017-01-182017-01-182003http://hdl.handle.net/11449/148480Introdução: Atualmente podemos verificar um aumento considerável do número de programas e projetos esportivos que buscam complementar ou substituir processos educativos formais. Conhecedores dos benefícios de uma atividade pautada por princípios pedagógicos, procuramos, através do oferecimento do Projeto de Extensão "Futebol: Educando pelo Lazer", proporcionar o acesso ao esporte independente do nível de habilidade e condição sócio econômica dos alunos. A ocupação saudável do tempo livre, o desenvolvimento de valores morais e éticos, a valorização da saúde, da cidadania e da cooperação são objetivos propostos pelo projeto. A referida atividade de extensão foi desenvolvida na Praça de Esportes da UNESP - Bauru, durante o ano de 2001 e atendeu mais de 100 crianças e jovens com idade entre 07 a 17 anos. Objetivo: Verificar as expectativas de pais e alunos, comparando-as com os objetivos do Projeto. Métodos: Foi realizado uma pesquisa de levantamento com 59 alunos com idade média de 13,9 (± 1,93) anos e seus pais. Em princípio foram distribuídos questionários destinados aos participantes, no qual foram priorizadas duas questões: 1) qual a expectativa dos pais quanto à participação dos filhos? 2) qual a expectativa dos alunos quanto a própria participação? Com a intenção de verificarmos se as respostas contidas nos questionários representavam as expectativas dos participantes, foram sorteados 12 participantes, os quais foram entrevistados. Resultados: 16,9% e 35,6% de alunos e pais, respectivamente, buscavam pelo menos um dos objetivos propostos pelo projeto. Quanto às outras expectativas, 33,9% e 20,4% de alunos e pais, respectivamente, buscavam, contrariando nossos propósitos, a possibilidade de realização profissional no futebol. Quanto aos resultados das entrevistas, verificamos que 41,7% e 66,7% das expectativas de alunos e pais, respectivamente, foram coincidentes com as respostas contidas nos questionários. De acordo com isso, podemos dizer que o oferecimento do projeto foi ao encontro das expectativas dos pais. Quanto às expectativas dos alunos, precisamos dar mais ênfase aos nossos objetivos, sem deixar de lhes proporcionar uma oportunidade de se aperfeiçoarem na prática do futebol.porFutebol: educando pelo lazer: as expectativas de pais e alunosResumoAcesso aberto6026760351434205