Bueno, Maria Sylvia Simões [UNESP]2014-05-202014-05-202000-03-01Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, n. 109, p. 7-23, 2000.0100-1574http://hdl.handle.net/11449/27295O estudo analisa criticamente os fundamentos das atuais diretrizes nacionais para o ensino médio brasileiro, dando especial enfoque à sua coerência com tendências mundiais e seus nexos com recomendações de agências internacionais para reformas educativas nos países emergentes. Discute, outrossim, as vicissitudes e peculiaridades do processo de formulação das referidas diretrizes e sugere o aprofundamento da discussão, indicando aspectos polêmicos que merecem maior reflexão.This paper deals with framework underlying the current national directions for Brasilian secondary school, with special emphasis to its harmony with global trends and its bonds to international agencies advices concerning educational reforms in the emergent contries. on the other hand, it discusses vicissitudes and peculiarities of its formulating process; it also points out controversial aspects that should deserve more careful study, therefore it puts forward a farreaching discussion on the subject.7-23porENSINO MÉDIOPOLÍTICAS EDUCACIONAISDIRETRIZES CURRICULARES NACIONAISOrientações nacionais para a reforma do ensino médio: dogma e liturgiaThe national directions proposal for secondary school: dogma and liturgyArtigo10.1590/S0100-15742000000100001S0100-15742000000100001Acesso abertoS0100-15742000000100001.pdf