Souza Neto, Samuel de [UNESP]Brufatto, Fernanda Carminatti [UNESP]2015-03-232015-03-232008BRUFATTO, Fernanda Carminatti. Da Escola de ofício à Academia: um estudo exploratório sobre os conhecimentos/saberes e perfil profissional na natação. 2008. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.http://hdl.handle.net/11449/118416Na década de 80, diferentes autores e livros questionaram o caráter tecnicista do esporte e dos profissionais (professores e técnicos) que trabalhavam com os fundamentos esportivos e/ou com atividades de aperfeiçoamento e treinamento de determinadas modalidades. Passados um quarto de século, algumas dessas questões persistem quanto ao caráter reprodutivista de algumas destas modalidades, despertando o interesse em estar estudando esta temática na perspectiva de se apresentar um quadro da modalidade natação. Como hipótese de trabalho foi formulada a seguinte questão de estudo: os conhecimentos ou saberes adquiridos na socialização primária tendem a ser preponderantes com relação aos conteúdos/saberes/conhecimentos adquiridos na socialização secundária. Com base no exposto, este estudo tem como objetivos: (a) Averiguar entre os profissionais que trabalham com natação (iniciação, aperfeiçoamento, treinamento), o perfil profissional desenhado no exercício da profissão e; (b) Identificar na prática profissional ou história de vida desses profissionais os conhecimentos ou saberes tidos como imprescindíveis para o exercício profissional. Tratou-se de um estudo descritivo, que tem na técnica de entrevista, os instrumentos para a sua coleta de dados. Entre os resultados coletados observou-se a perspectiva dos profissionais terem forte socialização ocupacional a partir da socialização primária vinculada a prática de atividades físicas e esportivas; forte influência do saber da experiência tanto antes da graduação como durante a graduação; contribuição dos saberes da formação profissional, disciplinar e curricular no processo de formação, tendo como prérequisto para atuar neste campo: competência, postura (valores) e atenção com o processo de profissionalização.47 f.porNataçãoProfessores de educação fisicaDa Escola de ofício à Academia: um estudo exploratório sobre os conhecimentos/saberes e perfil profissional na nataçãoTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto000570784brufatto_fc_tcc_rcla.pdf7352600571268275