Boto, Carlota [UNESP]2014-05-202014-05-202000-12-01Revista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, n. 15, p. 16-40, 2000.1413-2478http://hdl.handle.net/11449/6364O estudo aqui proposto centrar-se-á nas imagens do Brasil expressas por manuais didáticos, por periódicos e por intelectuais portugueses do século XIX. Pretende-se, a partir de tal documentação, reconstituir alguma atmosfera mental que circundava as idéias de Brasil e a percepção da nação portuguesa sobre o tema do Brasil, da emigração e dos brasileiros. Mediante tal enfoque, entendemos ser possível tanto compreender as identidades que configuravam uma dada mitologia cultural quanto a demarcação de distâncias e diferenças.This study focuses on the images of Brazil conveyed by XIXth century Portuguese textbooks, periodicals and intellectuals. Through the analysis of such documents, we intend to recreate some of the mental atmosphere that surrounded the Portuguese nation's idea of Brazil and their perception of the themes of the Brazilian country, its people and of emigration. We believe that this approach will make it possible to understand the identities that shaped certain cultural myths as well as define distances and differences.16-40porO Brasil que Portugal escreveu: pedagogia e política sem comemoraçõesThe Brazil that Portugal wrotes: pedagogy and politics without celebrationsArtigoS1413-24782000000300003Acesso abertoS1413-24782000000300003.pdf