Souza, Marisa Giannecchini Gonçalves de [UNESP]2014-06-242014-06-242003Itinerários: Revista de Literatura, n. 20, 2003.0103-815Xhttp://hdl.handle.net/11449/107356As recentes contribuições da Semiótica francesa fundamentam, neste trabalho, a análise do Coro grego em quatro tragédias clássicas. Desdobrado em Sujeito passionalmente envolvido com o objeto de visão à sua frente – a cena em que atores vivem seus conflitos – o Coro grego, além de sustentar o ritmo da peça, tem a função de moralizar o comportamento observado. Os estudos sobre sensibilização e moralização encontram neste Ator coletivo condições para interpretar os dispositivos modais, numa dada cultura, como manifestações somáticas da paixão, e regular a comunicação passional nessa comunidade. Palavras-chave: Tragédia; coro grego; sensibilização; moralização. porO espetáculo: ponto de encontro de diferentes tensõesArtigoAcesso abertoISSN0103-815X-2003-20-151-162.pdf