Khouri, Omar [UNESP]Kimura, Maria Celia Moro [UNESP]2024-12-062024-12-062024-09-30KIMURA, Maria Celia Moro. O assombro na arte: como entender a invisibilidade. Orientador: Omar Khouri. 2024. 231 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2024.https://hdl.handle.net/11449/258638Esta dissertação nasceu com o intuito de vasculhar de maneira investigativa, sob um ponto de vista artístico-filosófico, os meandros da experiência estética diante do assombro na arte e sua atuação na percepção. O contato imediato com o objeto da arte e seu impacto emocional. A sensibilidade imposta e exigida desde a criação até a fruição, por ambos agentes envolvidos, artista e espectador, para uma contemplação participativa. O assombro apresenta-se, nessa conjuntura, como condição de entrada para a percepção de elementos que estão manifestos apenas na tangibilidade do sensível. No contexto da imagem, em que ocorrem apresentação, representação, experiência sensível e reconhecimento, transcorre a comunicação dialógica de elementos não visíveis. Assim, verifico como o entendimento da abertura interpretativa da arte, com pensadores dispostos a romper com teorias ultrapassadas, criou uma releitura da apresentação e representação do objeto artístico, livres de amarras academicistas, possibilitando a visibilidade do objeto da arte a partir de novas perspectivas. Ao ampliar-se a interpretação amplia-se também a percepção de informações presentes no objeto, fazendo visível o invisível.This dissertation was born with the aim of exploring in an investigative manner, from an artistic-philosophical point of view, the intricacies of the aesthetic experience in the face of amazement in art and its effect on perception. Immediate contact with the art object and its emotional impact. The sensitivity imposed and required from creation to enjoyment, by both agents involved, artist and spectator, for participatory contemplation. Astonishment presents itself, at this juncture, as an entry condition for the perception of elements that are manifest only in the tangibility of the sensitive. In the context of the image, in which presentation, representation, sensitive experience and recognition occur, dialogical communication of non-visible elements takes place. Thus, I verify how the understanding of the interpretative openness of art, with thinkers willing to break with outdated theories, created a reinterpretation of the presentation and representation of the artistic object, free from academic constraints, enabling the visibility of the art object from new perspectives. By expanding the interpretation, the perception of information present in the object also expands, making the invisible visible.porArte - Filosofia e estéticaEstéticaImagens - InterpretaçãoPercepçãoO assombro na arte: como entender a invisibilidadeAstonishment in art: how to understand invisibilityDissertação de mestradoAcesso aberto33004013063P404754415717974090000-0002-0889-8519