Werle, Marco Aurélio [UNESP]2014-05-202014-05-202000-01-01Trans/Form/Ação. Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia , v. 23, n. 1, p. 19-50, 2000.0101-3173http://hdl.handle.net/11449/10679Este artigo investiga, sob a perspectiva de uma estética do efeito, as origens da assim chamada estética da época de Goethe, segundo a obra de Lessing, Winckelmann e Herder. Pretende-se mostrar que há nestes autores tanto uma influência do parâmetro do efeito, suscitado pela obra de arte no espectador, quanto o apontamento para uma instância, por assim dizer crítica, idealista e especulativa de apreciação do fenômeno artístico.We analyse in this article, from the point of view of an aesthetics of the effect, the sources of the so called aesthetics of Goethe's time, according to the works of Lessing, Winckelmann and Herder. Our aim is to show that there are in those authors both an influence of the parameter of the effect, elicited by the work of art on the spectactor, and the pointing to a dimension, so to speak critical, idealistic and speculative of appreciation of the artistic phenomenon.19-50porWinckelmannLessingHerderestéticaWinckelmannLessingHerderaestheticsWinckelmann, Lessing e Herder: estéticas do efeito?Winckelmann, Lessing and Herder: aesthetics of the effect?Artigo10.1590/S0101-31732000000100002S0101-31732000000100002Acesso abertoS0101-31732000000100002.pdf