Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]2015-08-262015-08-262001-12-01Educar em Revista, n. 18, p. 157-182, 2001.0104-4060http://hdl.handle.net/11449/127479This article presents results of research about the objective methods, by Norman A. Calkins, especially to teaching reading method. For the author, the words are the units trough the teaching should happen, relating it to the propositions of analytic methods that appeared in the 19th Century, innovating the procedures of general teaching.Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o método de ensino intuitivo, elaborado por Norman A. Calkins, especialmente para o ensino da leitura. Para o autor, as palavras são as unidades a partir das quais o ensino deve se dar, filiando-se às proposições de marcha analítica que surgem no século XIX, inovando os procedimentos de ensino.157-182porObjective methodsTeaching readingObjective lessons19th century educationMétodo intuitivoEnsino de leituraLições de coisasEducação no século XIXEnsino da leitura no método intuitivo: as palavras como unidade de compreensão e sentidoTeaching reading by objective method: the words as units of understanding and senseArtigo10.1590/0104-4060.238S0104-40602001000200010Acesso abertoS0104-40602001000200010.pdf9701075189282146