Sampaio, Daniel Julien da Silva Barros [UNESP]Almeida, Camila de Jesus [UNESP]2016-06-072016-06-072015-12-16ALMEIDA, Camila de Jesus. Gás natural no panorama brasileiro e um estudo de caso no setor automotivo. 2015. 88 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.http://hdl.handle.net/11449/139206The intended purpose of this paper is to present the main aspects of natural gas applied to the public transportation as well as the environmental, economical and technical impacts in this sector. Also it is given specific information to be considered when comparing natural gas to other fuels, specially the diesel. At this point is presented the types of internal combustion engines (Otto and Diesel cycle) and which type is used in each vehicle. Moreover, it is presented the main standards pollutant emission (Euro, US and Proconve) with a brief explanation of the tests made in order to approve the engines. This paper is focused on heavy duty vehicles. Also in this paper is exposed the economic impact due to the natural gas use in the public transportation fleet. In addition is presented a real case (of Berlin) and an estimative to a Brazilian city, presenting the potential of natural gas as vehicular fuel in Brazil, as well as financial and environmental aspects of the substitutionNeste trabalho são abordados os principais aspectos do gás natural aplicados ao transporte público e os impactos ambientais, econômicos e técnicos neste setor. São detalhados também aspectos importantes que devem ser considerados ao se comparar o gás natural com outros combustíveis, principalmente o diesel. Dessa forma são explicitados os tipos de motores de combustão existentes (ciclo Otto e Diesel) e o tipo de combustão mais utilizada em cada tipo de veículo. Além disso, apresentam-se as principais normas para o controle das emissões (Euro, US e Proconve) trazendo uma breve explicação dos testes utilizados para sua implementação com a homologação de motores, sendo enfatizado neste trabalho os veículos pesados. É mostrado também o impacto econômico decorrente da utilização de gás natural nas frotas de ônibus urbanos, apresentando um caso real (de Berlim) e uma estimativa baseada neste para a realidade de uma cidade brasileira, apresentando a potencialidade do gás natural para o uso veicular no Brasil, tanto em termos financeiros quanto em decorrência da menor emissão de poluentes88 f.porGás naturalMotores de combustão internaOnibusTransportes coletivosNatural gasGás natural no panorama brasileiro e um estudo de caso no setor automotivoTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto000864844http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-23/000864844.pdf