Bortz, Graziela [UNESP]Santos, Gabriel Boscolo dos [Unesp]2022-02-162022-02-162021-11-19http://hdl.handle.net/11449/216622Esta monografia tem como objetivo discutir o mecanismo utilizado pelas redes sociais ao disseminar seus conteúdos, especialmente o musical. Para isso, foram abordadas questões relativas ao funcionamento do cérebro humano quanto à memória e reforço positivo, ao nosso crescimento e socialização desde criança à adolescência, levando ao condicionamento da nossa escuta musical passiva no dia a dia. Também foi abordado o surgimento e funcionamento do algoritmo, prioritariamente no Facebook; e suas consequências nos métodos de disseminação de músicas nas redes sociais, especialmente no TikTok. Por fim, uma discussão crítica de três músicas presentes no TikTok é apresentada, com o enfoque de usá-las como ilustração dos conceitos abordados neste trabalho.This monograph aims to emphasize and demonstrate the mechanism used by social medias to disseminate their content, especially musical. For this, issues related to the functioning of the human brain regarding memory and positive reinforcement, our growth and socialization from childhood to adolescence are addressed, leading to the conditioning of our passive music listening in our daily lives. The emergence and functioning of the algorithm was also addressed, primarily on Facebook, and its consequences on the methods of disseminating music on social media, especially on TikTok. Thus, a critical discussion of three songs featured on TikTok is presented, with the focus of using them as an illustration of the concepts covered in this research.porReforço PositivoIndústria CulturalInfluênciaAlgoritmoRedes SociaisEscuta PassivaPositive ReinforcementCulture IndustryInfluenceAlgorithmSocial MediaPassive ListeningRedes sociais on-linePercepção musicalIndústria culturalInfluência musicalalgoRITMO: gosto musical programadoAlgorithm: programmed music tasteTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto