Gamela, Raimundo RafaelBabos, Diego Victor dePereira Filho, Edenir RodriguesPereira, Fabíola Manhas Verbi [UNESP]2024-09-202024-09-202024-08-249788576006299https://hdl.handle.net/11449/257468As atividades desempenhadas em grupo ou individuais em um laboratório de ensino constituem peça fundamental no estímulo de capacidades e habilidades técnicas, da autonomia no planejamento e no desenvolvimento. Os laboratórios de química, tanto de pesquisa quanto de ensino, constituem um espaço para conectar dois universos de aprendizagem, o teórico e o prático. Embora seja um espaço de produção efetiva de conhecimentos, os ambientes de laboratórios são caracterizados por apresentarem especificidades, particularmente no que concerne à segurança dos usuários, dos equipamentos e das instalações. A consciência coletiva sobre a segurança ocupacional é o fundamento primário para minimizar os riscos que envolvem as atividades laboratoriais. Uma abordagem educativa sobre segurança e aspectos técnicos de laboratórios de química é primordial para garantir a realização adequada de atividades experimentais em ensino e pesquisa. Nesta obra é discorrido um conjunto de termos, conteúdos teóricos e práticos com o propósito de auxiliar e estimular a conscientização sobre segurança. Além disso, é mostrado um exemplo simples de experimento envolvendo equilíbrio ácido-base e uma sugestão de modelo para preparação de relatório de experimentos.76porQuímicaEnsino de químicaQuímica analíticaSegurança em laboratórioRelatório de experimentosAspectos básicos de segurança e de técnicas no laboratório de química: uma abordagem educativa para docentes e estudantes do ensino superiorBasic aspects of safety and techniques in the chemistry laboratory: an educational approach for higher education teachers and studentsLivroAcesso aberto