Amaral, Carla Cristina [UNESP]Fontes, Maria Solange Gurgel de Castro [UNESP]2016-03-022016-03-022012Paranoá, v. 6, n. 2012, p. 45-53, 2012.1677-7395http://hdl.handle.net/11449/134932O intenso uso de veículos motorizados nos corredores urbanos, por onde também circulam veículos não motorizados e pedestres, tem contribuído para produção de ruídos, poluição do ar e calor, que degradam o ambiente e, consequentemente, a qualidade de vida dos pedestres. Esse aspecto é agravante em áreas comerciais e de prestação de serviços, como a av. Rodrigues Alves localizada em Bauru-SP, objeto de estudo deste trabalho, que é focado no ambiente térmico do pedestre. O trabalho envolve aspectos subjetivos (questionários) e objetivos (monitoramento microclimático) na avaliação das condições de conforto térmico de pedestres. Os resultados revelam uma faixa de conforto térmico para o índice PET de 16,4 a 28ºC, evidenciando menor tolerância às altas temperaturas e maior às mais baixas, em comparação com resultados desenvolvidos em estudo similar realizado em um espaço público de permanência arborizado em Bauru.45-53porConforto térmico em corredores urbanos: estudo de caso em Bauru-SPArtigo10.18830%2Fissn.1679-0944.n6.2012.12283Acesso abertoISSN1677-7395-2012-06-2012-45-53.pdf6410216019672649