Guimarães, Simone Sendin MoreiraInforsato, Edson do Carmo [UNESP]2014-05-202014-05-202012-01-01Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 3, p. 737-754, 2012.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/6379O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar as percepções dos professores de Biologia do município de Piracicaba, SP, e dos alunos concluintes de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas em relação à presença da Educação Ambiental em sua formação inicial, a fim de discutir a inserção da temática na universidade em geral e, especificamente, na licenciatura em Ciências Biológicas. Os resultados indicam que o professor de Biologia ainda necessita de uma formação mais crítica em relação à educação ambiental e que, numa perspectiva complexa, essa formação necessita ser tratada de forma mais rigorosa na universidade e nas licenciaturas em Ciências Biológicas para que os profissionais formados possam atuar, efetivamente, na formação cidadã para uma sociedade mais sustentável.The article shows the results of a survey aimed at identifying the perceptions of Biology teachers from Piracicaba, SP, and of graduating Biological Sciences students. The presence of environmental education in their initial training is investigated in order to discuss the introduction of the theme at the university in general and specifically in the Biological Sciences. The results indicate that the biology teachers still need more critical environmental education training and this training, from a complex perspective, needs to be intense in order that degreed professionals can effectively act in civic education for a more sustainable society.737-754porFormação de professoresEducação AmbientalEnsino de BiologiaEnsino SuperiorTeacher trainingEnvironmental educationBiology teachingHigher educationA percepção do professor de Biologia e a sua formação: a Educação Ambiental em questãoThe perception of the teacher of biology and its formation: environmental education in questionArtigo10.1590/S1516-73132012000300016S1516-73132012000300016Acesso abertoS1516-73132012000300016.pdf0792309624270467