Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]Benetti, Bernadete [UNESP]Sartori, Adriel Fernandes2016-06-282016-06-282011CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 1410-14219708-2011http://hdl.handle.net/11449/139938Apresentamos uma análise de parte do trabalho desenvolvido na disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Física da UNESP, sob responsabilidade do Instituto de Geociências e do Instituto de Biociências na cidade de Rio Claro, São Paulo, Brasil. A Prática de Ensino tem sido considerada uma disciplina importante para a formação de professores, aproximando o futuro professor do quefazer docente. Após reformas curriculares das licenciaturas houve um aumento significativo da carga horária dessa disciplina, o que proporcionou possibilidades de desenvolvimento de novas práticas, tanto no que diz respeito a aprofundamento de conhecimentos científicos como a formação para a inovação metodológica em ensino. Foram realizadas observações com características etnográficas, acompanhando turmas da disciplina Prática de Ensino de Física durante os anos de 2005 a 2010, nas quais focalizamos especialmente as atividades destinadas ao desenvolvimento e aplicação de projetos educacionais a partir de temas decididos a cada ano. Com base nas ideias de Michael Polanyi (sobre conhecimentos explícitos e tácitos) e de Freire (sobre a pesquisa no quefazer docente), discutimos a importância de introduzir momentos de construção de atividades didáticas não tradicionais, seja pelo conteúdo ou pela organização didática, como forma de oferecer aos futuros professores oportunidades de criação intelectual e formação para inovações na futura prática profissional. Com base no estudo aqui relatado, observamos que o potencial para inovação educacional pode ser explorado durante o processo de formação de professores, oferecendo oportunidades para que licenciandos possam apreender a docência mediante suas capacidades de mobilização de conhecimentos tácitos e explícitos.1410-1421porPrática de ensinoFormação de professoresConhecimentos tácitos e explícitosPrática de ensino de física e inovações educacionais: espaços para fomentar experiências e formar docentesTrabalho apresentado em eventoAcesso abertoISSN2236-9708-2011-1410-1421.pdf