Busetto, Áureo [UNESP]2014-05-202014-05-202007-12-01Revista Brasileira de História. Associação Nacional de História - ANPUH, v. 27, n. 54, p. 177-196, 2007.0102-0188http://hdl.handle.net/11449/28434A análise histórica sobre a Exposição de Televisão (Rio de Janeiro, 1939), evento promovido pelo Estado Novo em parceria com o Terceiro Reich alemão, permite trazer, além de dados sobre a história da TV no Brasil, elementos de compreensão sobre as primeiras relações entre poder político e esse meio de comunicação no país. Pois, a demonstração pública da TV aos brasileiros foi utilizada como peça de propaganda do Estado Novo, servindo-lhe para reforçar a sua propalada superioridade sobre outras formas de governo, legitimar o regime entre os vários segmentos sociais e compor o rol de argumentações favoráveis ao alinhamento Brasil-Alemanha. Ademais, o artigo pretende jogar novas luzes sobre as pretensões da ditadura varguista com relação à propaganda política e sobre a ação da imprensa frente ao controle estadonovista no período anterior ao funcionamento do DIP.The historical analysis of the Television Exhibition (Rio de Janeiro, 1939), an event promoted by the Estado Novo in partnership with the Third German Reich, lets us examine, in addition to data on the history of TV in Brazil, some elements in the understanding of the first relationships between political power and this means of communication in the country. The public demonstration of television to the Brazilians was used as part of the propaganda of the Estado Novo, serving to underscore its alleged superiority over other forms of government, legitimize the régime among various social segments and make up the list of arguments favorable to a Brazil-Germany alignment. In addition, the article aims at throwing new light on the pretensions of the Getulio Vargas dictatorship in relation to political propaganda and on the activities of the press in relation to the control of the Estado Novo in the period prior to the functioning of the DIP.177-196portelevisãoEstado Novopropaganda políticatelevisionEstado Novopolitical propagandaEm busca da caixa mágica: o Estado Novo e a televisãoSearching for the magic box: the Estado Novo and the televisionArtigo10.1590/S0102-01882007000200010S0102-01882007000200010Acesso abertoS0102-01882007000200010.pdf9406030031598521