Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP]Campos, Domênica Viana de [UNESP]2021-03-102021-03-102019CAMPOS, Domênica Viana de. Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura. 2019. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2019.http://hdl.handle.net/11449/203293Not availableEstudos mostram que o período da infância até a adolescência é de extrema importância para a promoção de hábitos saudáveis pois, uma vez adquiridos, os mesmos tendem a ser reproduzidos por toda a vida. Com base nesse pressuposto, podemos entender que é nesta fase do desenvolvimento humano que se deve enveredar esforços para que comportamentos sejam aprendidos e promovidos. O ambiente escolar é um dos espaços mais profícuos para o cumprimento desses objetivos. Tendo em vista esses apontamentos, o presente estudo objetivou realizar um mapeamento sistematizado de teses, dissertações e artigos publicados com foco na identificação do papel da autoeficácia (AE) e possíveis relações com outras variáveis em estudos de intervenção ou pesquisas empíricas na promoção e prevenção da saúde no contexto escolar. Nenhum dos trabalhos encontrados trouxe a autoeficácia como uma variável de estudo, justificativas para isto pairam ao redor das hipóteses de que a AE discutida no campo da saúde escolar ainda é um movimento muito recente no cenário brasileiro. No entanto, foram apresentados as outras categorias encontradas nos artigos selecionados, onde constatamos que as publicações sobre a temática são provenientes de estudos desenvolvidos em universidade públicas, na forma de dissertações de mestrado, onde 27% das publicações eram pertencentes a área de Saúde Coletiva. A abordagem mais recorrente de pesquisa foi a qualitativa, constatada em mais de 54% dos trabalhos, tendo sido os alunos do Ensino Fundamental II como principal nível de ensino estudado63 f.Auto-eficáciaEscolasSaúdePromoção da saúdePesquisa bibliograficaAmbiente escolarBrasilAutoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literaturaTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto990009273810206341http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2020-02-27/000927381.pdf33916379829208680000-0003-1476-6253