Heckler, Marta Cristina ThomasSantos, Flávia Heloísa Dos [UNESP]Amorim, Rogério Martins2016-03-022016-03-022010Neurobiologia, v. 73, n. 4, p. 141-149, 2010.0028-3800http://hdl.handle.net/11449/134558Animais idosos podem mostrar dificuldades de aprendizagem e queda no desempenho de atividades que exigem a memória. O declínio no aprendizado e na memória pode ser demonstrado em cães já aos 7 anos de idade, usando uma variedade de testes neuropsicológicos. Diferentes testes vêm sendo desenvolvidos para avaliar o aprendizado e os diferentes sistemas de memória em cães, os quais são uma medida mais objetiva e mais sensível que a avaliação do dono, já que mensuram o aprendizado e a memória ao invés de observações clínicas. Por meio do uso destas provas, muitos avanços têm sido realizados no entendimento da disfunção cognitiva em animais de companhia e no desenvolvimento de agentes terapêuticos que sejam efetivos no aperfeiçoamento do aprendizado e da memória e no tratamento da síndrome da disfunção cognitiva em cães idosos. O presente trabalho tem como objetivo dissertar acerca da execução de diferentes testes cognitivos que vêm sendo realizados em cães, o tipo de memória avaliada por estes e expor alguns resultados obtidos com experimentos prévios.141-149porAnimaisAprendizagemCogniçãoMedicina veterináriaModelos animaisNeurociênciasTestes neuropsicológicosTestes para avaliação das funções cognitivas de memória e aprendizado em cãesTests for cognitive functions evaluation of memory and learning in dogsArtigoAcesso restrito584289480745205589226731843582139259769491807020