Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]Grespan, Mirella Almeida [UNESP]2018-09-192018-09-192014GRESPAN, Mirella Almeida. O Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012). 2014. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014.http://hdl.handle.net/11449/156155This research began in 2012, within the academic activities and PIBID and was developed during two years. The object is to contribute with the Geography teaching' history in Brazil, analyzing the speech and practice about teaching-learning evaluation recently produced in universities and the practice at the school search fiel. It's a bibliographic research in the period about 1999 to 2012, when the geography teaching-learning evaluation and its referrals started to appear like a dicky question as a school practice. In the 90's we could observe a increase in the discussions about evaluation in the brazilian schools, it means that this practice needs to be better dicussed and so better lived in the classes. This way are detached the teaching in geography speech and its referrals and a practice of evaluation at a school named Josepha Cubas da Silva, located in Ourinhos/SPEssa pesquisa teve início no ano de 2012, no âmbito das atividades acadêmicas e do PIBID foi desenvolvida durante dois anos.O objetivo é contribuir para a constituição de uma história do ensino de Geografia no Brasil, analisando o discurso e a prática sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem produzidos recentemente no campo acadêmico e a prática na escola campo de pesquisa. Trata-se de pesquisa bibliográfica delimitada no período de 1999 a 2012, em que a avaliação da aprendizagem e seus encaminhamentos no ensino de Geografia aparecem como uma questão questionável enquanto prática escolar. A partir da década de 1990 observa-se um aumento gradativo das discussões referentes ao ato de avaliar na escola brasileira o que remete a ideia de que tal prática ainda precisa ser melhor discutida para também ser melhor vivenciada em sala de aula. Desta forma, são destacados os discursos constituídos sobre o ensino de Geografia que focam concepções de avaliação da aprendizagem e suas formas de encaminhamento e também a prática da avaliação diagnóstica na escola Josepha Cubas da Silva, localizada na cidade de Ourinhos/SP51 f.porAprendizagem - AvaliaçãoGeografia - Estudo e ensino - Brasil - 1999-2012Avaliação educacionalO Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012)Trabalho de conclusão de cursoAcesso aberto000891138http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891138.pdf