Pereira Júnior, Alfredo [UNESP]2016-07-072016-07-072010Trabalho, educação e saúde, v. 8, n. 3, p. 509-520, 2010.1981-7746http://hdl.handle.net/11449/140676This essay pinpoints four key issues that are central to the epistemology of cognition-oriented neurosciences: the multiple levels of analysis in the study of the brain functions, the confrontation between the computational and dynamicist models; the proper treatment of the interactions among the brain, the body, and the environment; and the philosophical problems encountered in the attempts made to build a neurobiological theory of conscious and human language processes.Neste ensaio, identificam-se quatro questões centrais fundamentais para a epistemologia da neurociência de orientação cognitiva: a multiplicidade de níveis de análise no estudo das funções do cérebro; o confronto entre modelos computacionais e dinamicistas; o tratamento adequado das interações entre cérebro, corpo e ambiente; e os problemas filosóficos encontrados nas tentativas de se construir uma teoria neurobiológica dos processos conscientes e da linguagem humana.509-520porEpistemologyCognitive neuroscienceRepresentationsConsciousnessLanguageEpistemologiaNeurociência cognitivaRepresentaçõesConsciênciaLinguagemQuestões epistemológicas das neurociências cognitivasEpistemological questions of the cognitive neurosciencesArtigo10.1590/S1981-77462010000300010S1981-77462010000300010Acesso abertoS1981-77462010000300010.pdf96809637693079080000-0002-5960-041X