Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]Ferreira, Celso Luis Cury2020-09-212020-09-212020-07-30http://hdl.handle.net/11449/193543Esta pesquisa objetivou analisar como está à viabilidade do uso das Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino, investigando a forma de acesso, utilização e apropriação, a partir de um ciclo formativo com um grupo de professores. Na revisão de literatura foram observados aspectos histórico, filosófico, social e político da tecnologia; estudo científico dos efeitos da tecnologia em nosso cérebro; da tecnologia na educação em sua perspectiva histórica, sua estrutura e funcionamento; o impacto no equilíbrio físico e mental dos jovens, na Educação Física e nos efeitos da pandemia. Tratou-se de uma investigação descritiva dentro do conceito da pesquisa participante, com abordagem quantitativa, através de questionário e qualitativa com a entrevista e a participação dos professores no roteiro de atividades dentro do ciclo formativo. Na análise de dados feita através da codificação dos dados coletados verificou-se que a instituição pesquisada está insatisfatória em relação à estrutura para a aplicação da TDIC na correlação, laboratório de informática e rede WIFI; cursos de alfabetização tecnológica e aprofundamento; apoio técnico, pedagógico e falta de prioridade do seu dirigente e gestores, com necessidade de investimentos e ações concretas. A formação foi com interesse, produtividade e com possibilidades de serem reproduzidas dentro do contexto, com proposta viável para a instituição. O produto Educacional é um “Compêndio de práticas com as tecnologias digitais de informação e comunicação, para uma alfabetização midiática e informacional, em tempos de algoritmos".his research aimed to analyze the feasibility of using digital information and communication technologies (TDIC) in teaching, investigating the form of access, use and appropriation, based on a training cycle with a group of teachers. In the literature review, historical, philosophical, social and political aspects of technology were observed; scientific study of the effects of technology on our brain; of technology in education in its historical perspective, its structure and functioning; the impact on the physical and mental balance of young people, Physical Education and the effects of the pandemic. It was a descriptive investigation within the concept of participatory research, with a quantitative approach, through a questionnaire and qualitative with the interview and the participation of teachers in the script of activities within the training cycle. In the data analysis carried out through the codification of the collected data, it was found that the researched institution is unsatisfactory in relation to the structure for the application of TDIC in the correlation, computer lab and WIFI network; technological literacy and in-depth courses; technical, pedagogical support and lack of priority from its manager and managers, in need of investments and concrete actions. The training was interesting, productive and with possibilities to be reproduced within the context, with a viable proposal for the institution. The Educational product is a "Compendium of practices with digital information and communication technologies, for media and information literacy, in times of algorithms".porTecnologias digitais na educaçãoFormação continuadaEducação física escolarDigital technologies in educationOngoing trainingSchool physical educationTecnologias digitais na educação em tempos de algoritmos: formação, intervenção e reflexão na educação física escolar.Digital technologies in education in times of algorithms: training, intervention and reflection in school physical education.Dissertação de mestradoAcesso aberto33004137064P2