Bredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP]Borges, Paulo Cesar Ribeiro Souza [UNESP]Cunha, Samuel Vitor Ando da [UNESP]2025-01-242025-01-242024-12-02BORGES, Paulo Cesar Ribeiro Souza; CUNHA, Samuel Vitor Ando da. Sobre a potência criativa de encontros educativos e investigativos em uma didática poética: reflexões sobre a fala de uma educadora maker. Orientadora: Rita Luciana Berti Bredariolli. Coorientador: Levi Fernando Lopes Vieira Pinto. 2024. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Instituto de Artes, Universidades Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São Paulo, 2024.https://hdl.handle.net/11449/259934Este estudo explora especulativamente a concepção de aula como criação poética a partir de uma entrevista com a educadora maker Nayara Prando, enfatizando a relação entre atuação pedagógica e a criação artística como processos interligados. A entrevista com Nayara se desdobra em uma revisitação das histórias de vida dos autores, Paulo e Samuel, cujas experiências artísticas e educacionais emergem como elementos para conceber a aula como um espaço de criação poética. Ao longo da apreciação da entrevista, os autores compartilham memórias e refletem sobre suas próprias jornadas como educandos, educadores em formação e como artistas, ressignificando experiências passadas à luz das perspectivas elaboradas a partir de reflexões sobre as falas de Nayara. O estudo se vale de analogias e associações entre o processo de criação artística e a prática pedagógica, procurando conceber aulas como acontecimentos singulares em que todos os participantes se tornam coautores do processo. Esta visão poética da aula comparável à criação artística, permite que a arte/educação se configure como uma prática viva e relacional. A metodologia narrativa e a A/R/Tografia sustentam esta proposta, oferecendo ferramentas para uma compreensão da aula como um ato de criação partilhada e sensível.This study speculatively explores the concept of the classroom as a poetic creation through an interview with the maker-educator Nayara Prando, emphasizing the relationship between pedagogical practice and artistic creation as interconnected processes. The interview with Nayara unfolds as a revisitation of the life stories of the authors, Paulo and Samuel, whose artistic and educational experiences emerge as elements to conceive the classroom as a space of poetic creation. Throughout the appreciation of the interview, the authors share memories and reflect on their own journeys as students, teacher trainees, and artists, reinterpreting past experiences in light of perspectives developed through reflections on Nayara's words. The study draws on analogies and associations between the process of artistic creation and pedagogical practice, aiming to conceive classes as singular events in which all participants become co-authors of the process. This poetic view of the classroom, comparable to artistic creation, allows art/education to be conceived as a living and relational practice. The narrative methodology and A/R/Tography sustain this proposal, offering tools for understanding the classroom as an act of shared and sensitive creation.porArte na educaçãoCriação (Literária, artística, etc.)DidáticaEnsinoPesquisa educacionalSobre a potência criativa de encontros educativos e investigativos em uma didática poética: reflexões sobre a fala de uma educadora makerOn the creative power of educational and investigative encounters in poetic didactics: reflections on the speech of a maker educatorTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto