Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]Fernandes, Déa Nunes [UNESP]2014-06-112014-06-112011-11-01FERNANDES, Déa Nunes. Sobre a formação do professor de Matemática no Maranhão: uma cartografia possível. 2011. 388 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.http://hdl.handle.net/11449/102104Esta pesquisa objetiva apresentar um registro histórico do processo da formação de professores de Matemática no estado do Maranhão num período que tem como marco inicial a implantação, na década de 1960, do primeiro curso de Licenciatura Plena em Matemática no estado. A metodologia utilizada é a História Oral, e as fontes são tanto textualizações de entrevistas quanto registros escritos disponíveis. Foram entrevistados profissionais de três instituições públicas de ensino superior do estado que trabalharam como docentes quando da implantação e/ou da elaboração dos projetos dos primeiros cursos de Licenciatura Plena em Matemática e alunos da primeira turma graduada, no estado, em Matemática. O desenvolvimento da pesquisa nos permitiu compreender que o cenário da formação de professores de Matemática no Maranhão, desde a implantação do primeiro curso, é pontuado de urgências e carências, todas fortemente associadas aos contornos das políticas governamentais idealizadas para o ensino superior. Com a intenção de ressaltar a dialogicidade que caracteriza todo processo investigativo, a redação do trabalho aposta no estilo epistolar e se constitui, portanto, como uma sequência de cartas trocadas entre a autora e um personagem fictícioThis research aims to present a historical record of the process of Math Teachers Formation in undergraduate courses in institutions of the state of Maranhao, Brazil, since the creation of the first university, in the 1960's, until today. It was developed using Oral History as its main methodological approach, and the historical sources were interviews and a diversity of written documentation available. The interviews were collected with professionals who worked as teachers of those institutions, or were responsible for the preparation of the first educational projects related to teachers formation in Maranhão, or were students of the first classes of those first courses. The research allowed us to understand that the scenario of the formation of mathematics teachers in Maranhão was, in the beginning, and still is, until our days, characterized by urgency and by all sort of needs, all these urgencies and needs associated with the contours of government policies for higher education on Brazil. The final text is presented as a set of letters exchanged between the author and a fictional character, in order to highlight, as a metaphor, the dialogical process that characterizes the research process itself388 f. : il.porProfessores - FormaçãoMatemática - HistóriaEducação matemáticaMathematics - Teachers formationSobre a formação do professor de Matemática no Maranhão: uma cartografia possívelTese de doutoradoAcesso aberto000675849fernandes_dn_dr_rcla.pdf33004137031P7