Pessotto, Ana Heloiza VitaCarvalho, Juliano Maurício de [UNESP]2021-01-162021-01-162020-12-209786588496206http://hdl.handle.net/11449/202378Este artigo objetiva identificar as estratégias de produção audiovisual desenvolvidas durante o período de distanciamento social, ocasionado pela pandemia de Covid-19, entre março e setembro de 2020. As estratégias foram divididas em cinco tipos com base na forma como a obra foi produzida quanto à participação da equipe na captação/produção de imagens e na edição. São elas: produção individual em isolamento; produção colaborativa com contribuições individuais de forma remota; técnica de animação com trabalho não-presencial; colaborativa presencial seguindo os protocolos sanitários de segurança; colaborativa híbrida, com parte da equipe presencial e parte remota. Conclui-se que a pandemia, enquanto acontecimento histórico global, combinada aos fatores tecnológicos favoráveis e ao nível de flexibilidade do setor audiovisual é um período propício para a criatividade neste domínio. Reflete-se sobre a criatividade destas alternativas e a potencialidade de incorporação destas estratégicas pelo domínio Audiovisual validadas enquanto inovações por agentes legitimados no setor.porProdução AudiovisualCriatividadeInovaçãoPandemiaCovid-19Audiovisual na pandemia: desafios, estratégias e criatividadeCapítulo de livro10.46848/978684Acesso aberto58497112785018730000-0002-6322-67740000-0001-8515-2457