Pavarini, Glaucia Maria Pereira [UNESP]Pavarini, Ronaldo [UNESP]Nunes, João Vicente Coffani [UNESP]Almeida, Luiz Carlos Ferreira de [UNESP]Duarte, Leonardo dos Santos [UNESP]Rapuano, Roberta [UNESP]Sakaguchi, Paula Hiroko [UNESP]Aquino, Bruno Serigatto de [UNESP]Mascetra, Lorenzo Gomes [UNESP]Rissi, Carolina Denardi [UNESP]Oliveira, Beatriz de Alcantera [UNESP]Sentinello, Edson Luiz de Almeida Baptista [UNESP]Aguiar, Michelle Gonçalves de Almeida [UNESP]Akune, Vanessa Satiko da Cunha [UNESP]Silva, João Augusto Silvatti Freitas [UNESP]2017-01-022017-01-022013CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09743http://hdl.handle.net/11449/146969Introdução: A falta de instrução e de treinamento quanto à manipulação de agrotóxicos e as atitudes dos trabalhadores rurais que, geralmente, desconhecem as medidas de segurança, de proteção e de higiene a serem adotadas, evidencia a necessidade de se ter um processo educativo no uso seguro e ambientalmente responsável dos agrotóxicos. Neste contexto, a "Mulher", tem uma importante atuação como elo entre a realidade do campo e às necessidades de mudanças nas atitudes dos trabalhadores rurais, gerenciando os costumes e hábitos de sua família. Objetivo: Através da parceria UNESP-FEHIDRO, o projeto busca o perfil das mulheres relacionadas com agricultores usuários destes produtos e conhecer suas realidades, bem como transmitir informações do uso correto e seguro dos agrotóxicos para elas por meio de cursos temáticos. Concomitantemente a estes cursos, são realizadas oficinas educativas para crianças, podendo, cada mãe, levar uma criança. As oficinas tem por objetivo a realização de atividades lúdicas e educacionais, visando orientar as crianças em relação aos cuidados e perigos no manuseio e uso destes agrotóxicos. Materiais e Métodos: Etapas concluídas: busca do apoio de prefeituras, sindicatos, escolas rurais, cooperativas, associações, CATI e outras entidades; elaboração de um logo utilizado no veículo tipo furgão adquirido e em pastas e documentos do projeto; elaboração de folder, certificados, pré-questionário e pós-questionário aplicados por meio de entrevistas; material didático para ministrar os cursos temáticos; elaboração de uma publicação infantojuvenil de nome "Diversão e Segurança no Campo", cujo ISBN é 978-85-64951-01-3, além de cartazes e jogos didáticos para as oficinas infantis. Também foi construído um painel de madeira para apresentação de um teatro de fantoches para as crianças e um esboço de uma peça teatral. Resultados: Até o momento, foram aplicados os pré-questionários em 107 mulheres, nos municípios de Juquiá, Pariquera-Açú e Registro. Foram ministrados 8 cursos temáticos. Após o termino dos cursos, as mulheres responderam aos pós-questionários. Foram realizadas 6 oficinas infantis, totalizando 63 crianças. As oficinas infantis foram ministradas com o apoio dos estagiários bolsistas e alunos voluntários e supervisionadas por um docente. Foram distribuídos materiais didáticos para mulheres e crianças. Até o presente momento, foi concedida uma entrevista para o Jornal Regional de Registro e o projeto foi citado em 3 sites da internet. Os dados estão sendo tabulados para analise. Considerações: Espera-se que estas mulheres e crianças passem a atuar como agentes multiplicadoras junto a seus familiares, minimizando os riscos de contaminação ambiental e humana no Vale do Ribeira.09781porTreinamentoCriançasSaúdeAmbienteMulheres como agentes multiplicadoras do uso correto e seguro dos agrotóxicos no Vale do RibeiraTrabalho apresentado em eventoAcesso aberto2013-09781-pavarini.pdf90410245283513380000-0002-2639-5632