Souza, Rosa Fátima de [UNESP]2014-05-202014-05-202000-11-01Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 20, n. 52, p. 104-121, 2000.0101-3262http://hdl.handle.net/11449/28250O texto compreende um estudo sobre as práticas de militarização da infância, isto é, práticas de natureza patriótica, cívico-militar que predominaram no ensino primário, no início do século XX. Nesse sentido, destaca a introdução da disciplina Ginástica e exercícios militares nos programas de ensino e seus desdobramentos mediante a criação dos Batalhões Infantis. Analisa, também, o escotismo escolar, movimento efervescente no estado de São Paulo nas décadas de 1910 e 1920, identificando-o como mais uma expressão do militarismo e do nacionalismo na educação brasileira. Para a realização deste estudo foram utilizadas fontes manuscritas encontradas no Arquivo do Estado de São Paulo e periódicos educacionais da época.The text comprehends one study about the practices of the infancy militarism, that is practices of patriotism nature, civil - military practices that predominate during the primary education, in the beginning of XX century. In this sense, it remarks the introduction of the discipline military gymnastic and exercises in the educational curriculum and its implications in the face of the infancy battalion formation. It also analyses the school scouts, the effervescent movement in São Paulo state during the 1910s and 1920s, identified as one expression of militarism and nationalism on the Brazilian education. Manuscript sources were found and used to carry out this investigation in the Estado de S. Paulo newspaper files and educational journals from that time.104-121porHistória do currículohistória do ensino primáriocultura escolareducação militarescotismo escolarA militarização da infância: expressões do nacionalismo na cultura brasileiraThe infancy militarism: expressions of nationalism in the Brazilian cultureArtigo10.1590/S0101-32622000000300008S0101-32622000000300008Acesso abertoS0101-32622000000300008.pdf