Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]Gabini, Wanderlei Sebastião [UNESP]2014-06-112014-06-112005-02-15GABINI, Wanderlei Sebastião. Informática e ensino de química: investigando a experiência de um grupo de professores. 2005. 150 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2005.http://hdl.handle.net/11449/90882O presente trabalho investiga a inserção da informática no ensino de química, considerando a experiência desenvolvida com um grupo de professores de três escolas públicas do estado de São Paulo. Algumas questões nortearam esse trabalho como a discussão sobre a escola e o professor frente a essa inserção, sobre a criação de espaços para reflexão do professor a respeito da questão e a utilização do recurso da informática no ensino de química. Para abordar aspecto relacionados a esse tema, discutiu-se o ensino e a aprendizagem de química na realidade atual, a relação entre a informática, a escola e o professor, além de aspectos da prática reflexiva e da formação docente. A pesquisa desenvolveu-se com a caracterização das escolas e dos professores, os encontros do grupo de professores envolvidos na pesquisa, as aulas ministradas a partir de estudos em grupo, encontros individuais com os professores, avaliação dos softwares de química existentes na sala ambiente de informática dessas escolas e a avaliação dos alunos sobre as aulas. No presente trabalho, fica evidenciada a importância de se criar um espaço onde os professores possam compartilhar suas experiências, conhecer os programas disponíveis e planejar as ações a serem desenvolvidas, apontando a possibilidade do uso mais eficaz das salas de informáticaThis MS thesis investigates the use of Information and Communication Technologies (ICT) in chemisty teaching, based on the experiences of teachers from three public schools in São Paulo state. It also investigates the impact of ICT on the school and the teacher, and discusses the creation of discussion groups where teachers can share their experiences. In order to address this issue comprehensively, we analyzed the current Chemistry teaching, the relationship between ICT, the school and the teacher, reflective practice and teacher education. The schools, the teachers, the meetings where the teachers involved in the project discussed their experiences, the evaluation of the chemistry teaching software currently used in the schools and the students' in the classes are described. In the conclusion, it is shown that the importance of creating a space for teachers to share their experiences with ICT, get acquainted with current chemistry teaching software and plan a course of action calls for a better use of the computer lab in public schools150 p. : anexosporProfessores - FormaçãoInformáticaQuímica - Estudo e ensinoChemistry teachingInformation and communication technologies (ICT)Informática e ensino de química: investigando a experiência de um grupo de professoresDissertação de mestradoAcesso aberto000321578gabini_ws_me_bauru.pdf33004056079P023749743139537720000-0002-0192-3988