Araya, Ana Maria Osório [UNESP]Silva, João Ricardo Neves da [UNESP]2016-07-192016-07-192014CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1690-17012357-7819http://hdl.handle.net/11449/141801Apresentamos aqui parte dos resultados de uma pesquisa que teve por intenção promover a análise das interações ocorridas em um grupo de estudos e discussão entre licenciandos em física e professores de física em exercício profissional. Partindo das premissas teóricas de que a interação comunicativa entre as pessoas é parte do processo de construção de conhecimentos e do processo de emancipação dos sujeitos e com o apoio das considerações advindas da Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, caracterizamos a construção conjunta de conhecimentos e concepções em um grupo de estudos e discussão de tópicos de física que envolve a participação de futuros professores de física e professores de física em exercício. Com a análise dos registros de todas as reuniões em áudio e dos diários produzidos pelos participantes do grupo, foi possível descrever um processo segundo o qual a interação entre um futuro professore e um professore de física, se comunicativa, pode propiciar uma formação mais condizente com as ideologias dos referenciais críticos nos quais também nos apoiamos.1690-1701porA formação inicial e continuada de professores de física em interação: uma análise a partir da teoria da ação comunicativaTrabalho apresentado em eventoAcesso abertoISSN2357-7819-2014-1690-1701.pdf1543738193935256