Bertagna, Regiane Helena [UNESP]Almeida, Aline de [UNESP]2016-09-272016-09-272016ALMEIDA, Aline de. O papel da Comissão Própria de Avaliação no processo de Avaliação Institucional Participativa da Educação Básica: a experiência no município de Campinas - SP. 2016. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.http://hdl.handle.net/11449/144025A Avaliação Institucional Participativa (AIP) inicia-se a partir das experiências e estudos em nível da Educação Superior. A AIP segundo teóricos da área compreende a avaliação como interna à escola e sob seu controle, fundamentandose em princípios de participação democrática dos atores envolvidos no processo educacional para estabelecimento de um pacto de qualidade negociada em contraposição ao modelo de avaliação externa e em larga escala, focadas no desempenho dos alunos em provas, atualmente difundido pelas políticas educacionais. Este trabalho tem por objetivo analisar a Avaliação Institucional em seu aspecto participativo, buscando compreender como se constituem e se articulam as Comissões Próprias de Avaliação, seus pressupostos teóricos, as especificidades em experiências de AIP aplicadas na Educação Básica. Para isso realizou-se pesquisa qualitativa, utilizando enquanto métodos de estudo o levantamento bibliográfico acerca da experiência de implantação da AIP enquanto política educacional no Ensino Fundamental da rede pública municipal de Campinas-SP e documental da legislação que norteia e regulamenta tais processos de AIP na Educação na mesma rede de ensino. Conclui-se que a AIP é uma prática avaliativa que pode ajudar na melhoria educativa, pois possui potencialidade enquanto instrumento democrático47 f.porAvaliação educacionalEducação e EstadoEscolas - Organização e administraçãoEscolas - AvaliaçãoCampinas (SP)O papel da Comissão Própria de Avaliação no processo de Avaliação Institucional Participativa da Educação Básica: a experiência no município de Campinas - SPTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto000869967http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-13/000869967.pdf45380181500387180000-0003-4415-0978