Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]2014-05-202014-05-202003-01-01Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 16, n. 1, p. 125-135, 2003.0102-7972http://hdl.handle.net/11449/28946Esta pesquisa apresenta a avaliação de 18 infrações que 480 adolescentes realizaram numa escala de 6 pontos. Análises de correspondência entre as formas de avaliar as infrações e várias características da amostra evidenciaram que os meninos, os adolescentes de escolas particulares e os de melhor renda tenderam a avaliar as infrações com mais notas médias que altas e atribuíram às infrações que ameaçam a vida humana as notas mais altas. As meninas, os adolescentes de classes sociais mais baixas tenderam a atribuir notas mais altas a todas as infrações, avaliando-as mais severamente. Os dados foram discutidos com base na teoria de Representação Social.This work presents the evaluation of 18 infringements that 480 teenagers carried out in six-point a scale correspondence analysis revealed that boys, teenagers of private schools and those of highest income have a tendency to evaluate the infringements with more average marks than high marks and atribute the highest marks to the infringements that threaten human life. Girls, lower class teenagers have a tendency to atribute higher marks to all infringements, evaluating them more severely. Data were discussed taking into account the Theory of Social Representation (Moscovici, Jodelet, Doise).125-135porRepresentações sociaisatitudes de adolescentesavaliação de infraçõesSocial representationevaluation of infringementsteenager's attitudeAtitudes de adolescentes frente à delinqüência como representações sociaisTeenagers's attitudes of delinquency as social representationsArtigo10.1590/S0102-79722003000100013S0102-79722003000100013Acesso abertoS0102-79722003000100013.pdf8157283633787279