Janke, Nadja [UNESP]Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]2014-05-202014-05-202008-01-01Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 14, n. 1, p. 147-157, 2008.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/26468Unir produção de conhecimentos à ação educativa é a grande responsabilidade da pesquisa em educação ambiental na perspectiva crítica e emancipatória. Percepções e conhecimentos coletivos são essenciais na construção desse novo saber ambiental. Neste artigo, a qualidade de vida é colocada no centro da discussão, mais do que para reivindicar melhorias para o ambiente, mas buscando demonstrar como a participação é seu fundamento e constrói os mecanismos necessários para a ação educativa ambiental.To connect the production of knowledge to the education is the great concern of the critical and emancipated environmental education. The collective perceptions and knowledge are essential in this construction. In this article, questions of quality of life are placed in the center of the argument that looks, less at the demand for improvements for the environment, and more at the mechanisms of the environmental educative action.147-157porEducação ambientalQualidade de vidaPesquisa-ação-participativaEnvironmental educationQuality of lifeResearch-action-participativeProdução coletiva de conhecimentos sobre qualidade de vida: por uma educação ambiental participativa e emancipatóriaCollective knowledge production on life quality: looking for a critical and emancipated environmental educationArtigo10.1590/S1516-73132008000100010S1516-73132008000100010Acesso abertoS1516-73132008000100010.pdf