Pechula, Marcia Reami [UNESP]Denardo, Thierry Alexandre Guerra Bacciotti [UNESP]2017-11-092017-11-092017-08-24http://hdl.handle.net/11449/152075A meditação tem alcançado, através de um discurso compassivo e ligado à paz, alguns espaços nas ciências, sobretudo, nas áreas médicas. No entanto, os apelos para uma ciência mais abrangente e menos reducionista, responsável e cuidadosa tem aberto outras possibilidades para o “caminho do meio”. Neste trabalho procura-se pelos discursos e espaços que permitam uma aproximação da meditação com a educação. Verificando em que medida alguns autores da educação, como Paulo Freire e Moacir Gadotti, e da filosofia como Edgar Morin e Leonardo Boff, e ainda alguns documentos oficiais da organização das nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO, permitem alinhar ciência, educação e meditação na busca por um ETHOS de cuidado e responsabilidade para um mundo melhor.Meditation has reached, through a compassionate and peaceful discourse, some space in science, especially in medical areas. However, appeals for a more comprehensive and less reducionist science, at the same time responsible and caring, has opened up other possibilities for a "middle way". This paper searches for discourses and spaces that allows an approximation between meditation and education. Verifying in what measure some authors in Education, as Paulo Freire and Moacir Gadotti, and Philosophy, as Edgar Morin and Leonardo Boff, and even some oficial documents of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), allow an alignment between science, education and meditation in the search for an ETHOS of care and responsability for a better world.porMeditaçãoEducaçãoCultura de pazMeditationEducationPeace cultureO “caminho do meio” na educação: discursos que formam pontes entre a meditação, ciência e educaçãoThe "way of the middle" in education: discourses that build bridges between meditation, science and educationDissertação de mestradoAcesso aberto00089399833004137064P2