Albas, Agda Eunice de Souza [UNESP]Precoma, Luis Henrique [UNESP]2021-03-102021-03-102018-12-10PRECOMA, Luis Henrique. Metodologia Ativa no Ensino de Física: uso de gincanas relacionadas à óptica. 2018. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2018.http://hdl.handle.net/11449/204040Not availableAs Metodologias Ativas contemplam uma gama de atividades que contribuem para um melhor entendimento do conteúdo exposto em sala de aula. Sendo assim apresentar o conteúdo de Óptica recorrendo a atividades lúdicas como recurso pedagógico desperta um interesse nos estudantes frente a obrigatoriedade que o currículo escolar imprime. Portanto demonstrar uma possível eficácia desse método em detrimento a prática tradicional, se faz oportuno em consideração as recorrentes problemáticas presentes nas escolas, sobretudo as da rede pública do Estado de São Paulo. Seguindo esta perspectiva, apresentaremos um panorama que evidencia a importância da Física na sociedade ao demonstrar como a progressão do conhecimento em sala de aula, com base em alternativas ao método expositivo de ensino, estimula o estudante a novas descobertas científicas e tecnológicas de maneira criativa e descontraída, primordiais para estudante[52] f.FísicaFísica - Estudo e ensinoJogos educativosÓtica eletrônicaPhysicsMetodologia Ativa no Ensino de Física: uso de gincanas relacionadas à ópticaTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto990009147280206341http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-04-29/000914728.pdf