Job, Aldo Eloizo [UNESP]Costa, Juliana Aparecida2020-08-182020-08-182020-03-06http://hdl.handle.net/11449/193217Este trabalho tem como proposta analisar os desempenhos térmicos e acústicos realizados em blocos de concreto com incorporação de resíduo de borracha de pneus, nas porcentagens de 5% e 10%, em peso do agregado miúdo, comparados com o bloco tradicional de cimento. Os testes (resistência diminuiu até o limite normativo para vedações) comprovaram que a incorporação do resíduo de borracha de pneu, produziu blocos mais leves, melhorou os desempenhos térmicos e acústicos, diminuindo a transmissão de calor e aumentando as atenuações sonora, sendo gerado melhores produtos e reduzindo o consumo ambiental. Tal pesquisa tem como objetivo estudar formas de reduzir o uso de matérias-primas não renováveis da construção civil, visando solucionar o problema do alto consumo e descarte improprio de pneus no país, que mesmo contando com políticas públicas de incentivo a reutilização destes, o descarte inadequado ainda é uma problemática que traz além de problemas ambientais riscos à saúde pública.The purpose of this work is to analyze the thermal and acoustic performances in concrete blocks incorporating rubber tire residue, in the percentages of 5% and 10%, by weight, of the small aggregate, compared to the traditional cement block. The tests showed that the incorporation of tire rubber residue produced lighter blocks, improved thermal and acoustic performance, decreased heat transmission and sound attenuation, and produced better products and reduced consumption. This research was carried out to reduce the consumption of non-renewable raw materials in the construction industry, aiming to solve the problem of high consumption and tire production in the country, even counting on the public policies that encourage the reuse of inappropriately discarded tires this environmental problems are detrimental to public health.porConstrução civilResíduo de borracha de pneusProblemas ambientaisConstructionTire rubberEnvironmental problemsPartial substitutionEstudos de blocos de vedação com substituição parcial do agregado miúdo por borracha de pneuStudies of sealing blocks with kid's aggregate partial replacement by tire rubberDissertação de mestradoAcesso aberto33004056083P7