Fuscaldo, Arthur Iraçu Amaral [UNESP]2016-07-192016-07-192014CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10253-102652357-7819http://hdl.handle.net/11449/141697O trabalho discute procedimentos e materiais didáticos referentes a músicas indígenas a partir da experiência como educador em cursos de pós-graduação e cursos preparatórios para concursos, sempre em disciplinas ligadas ao tema discutido. Experiência esta que intensificou o contato com livros da área de etnomusicologia e livros didáticos sobre músicas indígenas, como aqueles presentes nas bibliografias de concursos para professores de Artes do Estado de São Paulo e que tem sido referência também no desenvolvimento de cursos voltados à formação de professores de Artes ou à preparação para provas de concursos. A partir das reflexões desenvolvidas pretende-se levantar elementos para se avaliar bibliografias de referência sobre músicas indígenas e para se pensar a elaboração de materiais e procedimentos didáticos sobre o mesmo assunto; tendo como foco a priorização e legitimação de saberes, concepções e produções estéticas próprias de cada povo.10253-10265porEtnomusicologia e educação: reflexões sobre procedimentos e materiais didáticos referentes a músicas indígenasTrabalho apresentado em eventoAcesso abertoISSN2357-7819-2014-10253-10265.pdf