Petrenas, Rita de Cássia [UNESP]Gonini, Fátima Aparecida Coelho [UNESP]Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]2016-07-192016-07-192014CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6419-64282357-7819http://hdl.handle.net/11449/141730Essa proposta de trabalho, objetiva refletir a respeito da formação do educador frente ao desenvolvimento do cidadão no contexto da contemporaneidade quando se aborda no ambiente escolar a sexualidade, considerando os temas transversais, especificamente a orientação sexual, proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Trata-se de levantamento bibliográfico a partir de alguns documentos que estabelecem diretrizes, legalidade e também autores que abordam a sexualidade no contexto escolar e a relação da temática com a formação docente. Neste aspecto, podemos perceber que a formação docente em relação à temática ainda é incipiente e requer que os professores se prepararem para proporcionar ao aluno uma educação de qualidade que dissipe as diferenças culturais, sociais, econômicas, de gênero e sexo sendo capaz de evitar que a diversidade constitua fator de exclusão e preconceito. Podemos perceber que transformações e mudanças não se implantam somente por legislações e diretrizes é preciso planejamento, formação dos envolvidos e paralelamente vontade e predisposição dos gestores públicos e educacionais. Vislumbramos assim, uma educação sexual emancipatória, com marcas de criticidade, alteridade e reflexão.6419-6428porFormação docenteParâmetros curriculares nacionaisEducação sexualO tema transversal orientação sexual: implicações na formação docenteTrabalho apresentado em eventoAcesso abertoISSN2357-7819-2014-6419-6428.pdf71637916035880840000-0002-1552-5702