Souza Neto, Samuel De [UNESP]Silva, Danilo Santos da [UNESP]2025-01-232025-01-232025-01-13https://hdl.handle.net/11449/259894Esta pesquisa tem como foco o processo de incorporação profissional de professores de educação fisica no período da formação inicial na graduação, considerando o estágio curricular supervisionado (ECS) como um periodo de aquisição de uma cultura profisisonal, mas também de uma identidade profisisonal. O que significa dizer que no itinerário do curso de Educação Física, este processo identitário vai ocorrendo na incoporação de aspectos de uma cultura profissional, base de conhecimentos/saberes (saberes docentes; saberes profissionais) e de um ponto de vista pedagógico aonde o estudante vai paulatinamente deliberando sobre as suas praticas em situação de docencia e exercicio da pratica de ensino. Em face dessa compreensão, este trabalho apresentou como problemática de investigação: quais são os saberes docentes mobilizados em situação de exercicios reflexivos sobre a docencia que contribuem para a identidade do ser professor? Objetivou-se analisar nos relatórios de ECS a mobilização de saberes profissionais que contribuem reflexivamente para a construção do ser professor em sua dimensão pessoal e profissional. Metodologicamente optou-se por um estudo exploratório em que o pesquisador analisa na análise documental de portfólios a trajetória de três estudantes de ECS em relatórios sobre a prática profissional, buscando encontrar aspectos que apontem para as suas crenças ou representações a respeito do ser professor. Para esta finalidade se utilizara da análise de prosa para a apreciação dos dados por temas. Porém, cabe ressaltar que nas orientações da Resolução CNS n. 510/2016 consta que não é preciso submeter este tipo de trabalho ao comitê de ética “Pesquisa que objetiva o aprofundamento teórico de situações que emergem espontaneamente, contingencialmente, na prática profissional, desde que não revelem dados que possam identificar o sujeito” (BRASIL, 2016, s/p). Assim, o estudo busca em três relatórios [portfólios - em que se obteve a autorização dos estudantes (egressos)], a partir de análise documental e análise de conteúdo, selecionar traços de vivências e experiências pessoais vinculados a uma prática profissional que exigiu a mobilização de saberes, mas também de uma cultura profissional em ação na constituição do ser professor. Como resultados observou-se que os participantes G1, W1 e L1 ao analisaram: (1) inserção profissional - em aspectos vinculados a profissionalidade e acordos verbais no dispostivo do check list manifestaram que era possivel cumprir com a maior parte das exigencias vinculados aos aspectos de uma cultura profissional dimensionadas em aspectos de profissionalidade (discernimento), desenvolvimento profissional (aprendizagem profissional) e acordos (moralidade, ética), refletidos em diferentes apontamentos dos 15 pontos das competencias profissionais (dimensões: pedagógica e tecnológica; profissional; interpessoal e interistitucional e ecológica) na evolução do ECS 1 para o ECS 3. (2) mobilização de saberes docente (disciplinar, formação profissional, curricular, experiencial) - nos processos de desenvolvimento pessoal (produzir a vida de professor) e desenvolvimento profissional (produzir a profissão – socialização) em processos reflexivos de análise crítica. (3) reflexão critica – compreendeu-se que não se nasce professor, mas torna-se professor, pois a autoreflexão é imprescindível para o desenvolvimento profissional. Conclui-se que ser docente é uma lapidação constante e que as vivências e experiencias escolares em processo reflexivos contribuem para edificação do professor.This research focuses on the process of Professional incorporation of physical education teachers during their initial training in undergraduate courses, considering the supervised curricular internship (SCI) as a period of acquisition of a Professional culture, but also of a Professional identity. This means that during the Physical Education course, this identity process occurs through the incorporation of aspects of a Professional culture, a knowledge base (teaching knowledge; Professional knowledge) and from a pedagogical point of view, where the student gradually deliberates on their practices in teaching situations and in the exercise of teaching practice. In view of this understanding, this work presented the following research problem: what are the teaching knowledge mobilized in situations of reflective exercises on teaching that contribute to the identity of being a teacher? The objective was to analyse in the SCI reports the mobilization of Professional knowledge that contributes reflectively to the construction of being a teacher in its personal and Professional dimension. Methodologically, an exploratory study was chosen in which the researcher analyses, through documentary analysis of portfolios, the trajectory of three ECS students in reports on Professional practice, seeking to find aspects that point to their beliefs or representations regarding being a teacher. For this purpose, prose analysis was used to assess the data by themes. However, it is worth noting that the guidelines of CNS Resolution No. 510/2016 state that it is not necessary to submit this type of work to the ethics committee “Research that aims at the theoretical deepening of situations that emerge spontaneously, contingently, in Professional practice, as long as they do not reveal data that can identify the subject” (BRASIL, 2016, n/p). Thus, the study seeks in three reports [portfolios - in which authorization was obtained from students (graduates)], based on documentary analysis and content analysis, to select traces of personal experiences and experiences linked to a Professional practice that required the mobilization of knowledge, but also of a Professional culture in action in the constitution of being a teacher. As results, it was observed that participants G!, W1 and L1 when analysing: (1) Professional insertion - in aspects linked to professionalism and verbal agreements in the checklist device, they stated that it was possible to comply with most of the requirements linked to aspects of a Professional culture dimensioned in aspects of professionalism (discernment), Professional development (Professional learning) and agreements (morality, ethics), reflected in different notes of the 15 points of Professional competences (dimensions: pedagogical and technological; Professional; interpersonal and interinstitutional and ecological) in the evolution from ECS 1 to ECS 3. (2) mobilization of teaching knowledge (disciplinary, Professional training, curricular, experiential) - in the processes of personal development (producing the life of a teacher) and Professional development (producing the profession - socialization) in reflective processes of critical analysis. (3) critical reflection – it was understood that one is not born a teacher, but rather becomes one, since self-reflection is essential for professional development. It is concluded that being a teacher is a constant process of refinement and that experiences and school experiences in reflective processes contribute to the development of the teacher.porSaberes docentesEducação física escolarFormação de professoresEstágio curricular supervisionadoTeaching knowledgeSchool physical educationTeacher trainingSupervised curricular internshipMobilização de saberes por professores em formação: análise do processo identitário, reflexivo e da prática de ensino na educação físicaMobilization of knowledge by teachers in training: analysis of the identity, reflective process and teaching practice in physical educationTrabalho de conclusão de cursoAcesso restrito8489650290485231